Deputado Mauro Rubem reconhece mérito de motoristas do transporte coletivo em sessão solene no Plenário Iris Rezende
Por iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na manhã deste sábado, 27, sessão solene em homenagem a motoristas do transporte coletivo. A cerimônia ocorreu no Plenário Iris Rezende e contou com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo aos homenageados.
Além de Mauro Rubem, compuseram a mesa diretiva os diretores do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo (Sindcoletivo), Fernando Ferreira Neves e Sérgio Reis de Araújo; o advogado do Sindcoletivo, Nabson Santana; o coordenador da região metropolitana da assessoria do deputado Mauro Rubem, Airvelton Machado; a diretora do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (SindSaúde), Ivanilde Vieira Batista; e a professora Magnólia Borges do Lago.
Reconhecimento
Ao abrir os discursos, Mauro Rubem reforçou seu compromisso com a classe trabalhadora e destacou a relevância dos motoristas do transporte coletivo para o funcionamento da cidade. Segundo o parlamentar, a sessão foi idealizada para reconhecer o papel desempenhado pela categoria, além de promover um debate sobre a relação entre capital e trabalho, e sobre a necessidade de garantir melhores condições aos trabalhadores.
"Para nós, é uma alegria receber vocês aqui hoje e ver este espaço ocupado pelos trabalhadores. Esta sessão tem por objetivo reconhecer os verdadeiros construtores que mantêm esta cidade funcionando, que são os homens e mulheres motoristas do transporte coletivo", afirmou Mauro Rubem.
O deputado também ressaltou sua proximidade com a trajetória do sindicato que representa os trabalhadores do transporte, lembrando que acompanhou os embates enfrentados pela entidade desde sua fundação. "É um sindicato que nos orgulha, pois permanece firme mesmo em um momento de enfraquecimento do movimento sindical", concluiu Rubem.
Defesa do fim da escala 6x1
Na sequência, Sérgio Reis ampliou o reconhecimento prestado durante a sessão, ressaltando que a homenagem se estendia a todos os profissionais envolvidos na operação do transporte coletivo. Ele também defendeu o fim da escala 6x1, com atenção especial às mulheres trabalhadoras que, segundo ele, acumulam múltiplas jornadas de trabalho.
"Essa homenagem não é somente ao motorista. Temos fiscais, operadores, são todos trabalhadores que fazem o transporte coletivo rodar. Vamos unir forças pelo fim da escala 6x1, principalmente por nossas trabalhadoras mulheres. Geralmente, temos várias funções e não temos folga. A correria é grande e temos que ser homenageados", afirmou Sérgio Reis.
Nabson Santana disse estar honrado em participar da homenagem e classificou o deputado Mauro Rubem como "um amigo do transporte coletivo de Goiânia". O advogado também destacou a trajetória do sindicato e reforçou que a principal pauta da categoria, em Goiás e em todo o Brasil, é o fim da escala 6x1, aliado à redução da jornada de trabalho sem diminuição dos salários.
"Cada companheiro que está aqui, desde a fundação do sindicato, nos ajudou e continua ajudando a construir um futuro melhor. Estamos nessa batalha pelo fim da escala 6x1 e pela redução da jornada de trabalho, sem redução de salários. Isso vai representar um reajuste real de 15%. Por isso, essa luta precisa ser discutida no dia a dia, com nossos colegas, nossas famílias e nos locais de trabalho", declarou Santana.
Ivanilde Vieira Batista afirmou que a sessão teve um significado especial para ela e relembrou uma experiência da juventude que marcou sua relação com os profissionais do transporte coletivo. Moradora do setor Itatiaia e estudante no setor Universitário à época, contou que era a última passageira a desembarcar do ônibus e que, em um gesto de solidariedade, o motorista costumava desviar da rota para deixá-la mais próxima de casa.
"Sou muito grata aos motoristas que, em sua humanidade, faziam isso por mim. Também me lembro de como sempre foram muito cuidadosos com os passageiros, principalmente com as mulheres", destacou. A diretora reforçou, ainda, que a luta dos trabalhadores vai além das reivindicações da categoria. "É uma luta muito grande. Temos que lutar por moradia, saúde, participação nos espaços democráticos e melhores salários. É uma luta diária", concluiu Ivanilde Batista.
Encerrando os pronunciamentos, Airvelton Machado parabenizou Mauro Rubem pela iniciativa da homenagem e ressaltou a trajetória do parlamentar em defesa da classe trabalhadora. Para ele, a atuação do deputado, ao longo dos anos, confere um significado ainda maior à sessão solene dedicada aos profissionais do transporte coletivo.
"Você é um deputado que construiu uma trajetória de vida ao lado da classe trabalhadora e tem demonstrado isso em cada luta. Parabéns por essa postura que você consolidou ao longo da sua caminhada e que muito nos honra. Ela tem um profundo significado para a classe, especialmente em uma homenagem como esta, proposta aos motoristas do transporte coletivo", afirmou Airvelton Machado.
Após os discursos e a chamada nominal dos homenageados, a sessão foi encerrada. A solenidade foi transmitida pela TV Assembleia Legislativa e pode ser conferida, na íntegra, no canal da emissora no YouTube por meio deste link.