Ícone alego digital Ícone alego digital

Começa a tramitar proposta para novo piso salarial para administradores

09 de Outubro de 2026 às 07:21

Com o projeto de n°20456/26, o deputado Virmondes Cruvinel (UB) está propondo a instituição do Piso Salarial Regional do Administrador, aplicável aos profissionais habilitados (nos termos da Lei Federal nº 4.769/1965) contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) por empregadores privados. A propositura já foi protocolada e iniciou a tramitação na Casa de Leis.

Segundo a matéria, caso aprovada, o valor fixo do piso salarial mensal seria de R$ 8.500,00 para uma jornada de 40 horas semanais, aplicando-se a devida proporcionalidade em caso de cargas horárias inferiores. Além disso, o montante será reajustado anualmente pela variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE) ou por índice oficial que o substitua.

A proposta também estabelece alguns limites. Ficam dispensados os trabalhadores que já disponham de piso salarial fixado por lei federal, convenção ou acordo coletivo; também não se aplica a servidores, empregados públicos ou agentes da administração direta e indireta (União, Estados, DF e Municípios), incluindo fundações, autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista. Por fim, também estão isentas do cumprimento do piso as microempresas e empresas de pequeno porte (ME e EPP), conforme a Lei Complementar Federal nº 123/2006

De acordo com a justificativa escrita no projeto, a medida se torna relevante devido à comemoração dos 61 anos de regulamentação da profissão após reivindicação do Movimento pela Valorização da Administração (MVA). 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.