Reconhecimento oficial de festa junina em Luziânia recebe 1ª anuência do Plenário
O projeto de lei nº 10474/26, de autoria do deputado Antônio Gomide (PT), terminou aprovado por unanimidade na manhã desta quinta-feira, 22, pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A propositura do petista inclui o festival junino Arraiá do Tio João no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. A matéria estabelece que o evento passe a constar oficialmente como uma festividade anual, a ser realizada no segundo final de semana do mês de julho, no município de Luziânia.
Na justificativa da proposta, o parlamentar ressalta o valor das festas juninas como uma das manifestações mais ricas e populares da cultura brasileira, unindo influências históricas europeias, africanas e indígenas que compõem o patrimônio imaterial do país.
O texto aponta que, além de fortalecer a identidade cultural, essas celebrações movimentam milhões de pessoas e geram renda em diversas regiões. "Nesse cenário, o Arraiá do Tio João surge como um exemplo de preservação dessa tradição no território goiano, unindo a comunidade em torno de danças, comidas típicas e manifestações artísticas", aponta Gomide.
O deputado explica que o festival teve início em 2009 como uma comemoração de aniversário e, devido ao seu crescimento, integra o Calendário Anual de Eventos Cívicos e Culturais do Município de Luziânia desde 2019.