Primeiro emprego
Apresentado no primeiro semestre desse ano pela deputada Cilene Guimarães, (PR), o projeto de lei que cria o Programa do Primeiro Emprego em Goiás poderá ser votado ainda essa semana pela Assembléia Legislativa. Sua tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação está em fase de conclusão, podendo, inclusive, ser votado na reunião dessa terça-feira, às 14 horas, com parecer da relatora deputada Adriete Elias, do PMDB.
O programa visa beneficiar jovens na faixa etária entre 16 e 24 anos e que não tiveram qualquer tipo de vínculo empregatício. O projeto prevê, ainda, que os inscritos também terão que comprovar a matrícula e a freqüência no ensino fundamental ou em curso superior. “É importante que o jovem trabalhe, mas que não deixe de estudar”, salienta a autora do projeto.
A deputada Cilene Guimarães destaca a importância do projeto, argumentando que, se por um lado, hoje é grande a dificuldade de se obter um emprego, por outro, é maior ainda para os jovens. Indaga então a parlamentar: “Como os jovens vão ter experiência de trabalho se não tem oportunidade para se iniciar na vida profissional? Parece até um contra senso, mas é a realidade de hoje”.
Outro aspecto social destacado pela deputada Cilene Guimarães é o fato de que, a cada dia que passa, os jovens necessitam começar a trabalhar mais cedo para ajudar no sustento das famílias.
Mas para que as empresas participantes do programa não sejam penalizadas, a deputada Cilene Guimarães sugere a concessão de incentivos. Dentre eles o repasse, por cada jovem contratado, do valor mensal que equivale ao piso salarial de cada categoria profissional durante os seis primeiros meses de contrato de trabalho.