Inscrições para Conferência podem ser feitas até dia 12
As inscrições para a 4ª Conferência Estadual de Direitos Humanos poderão ser feitas pela site da Assembléia Legislativa – www.assembleia.go.gov.br – até esta sexta-feira, 12. Poderá se inscrever qualquer pessoa interessada. O evento será aberto na sexta-feira, às 19 horas, e se estenderá até domingo, às 12 horas. Será realizado no auditório do Ministério Público Estadual.
Convocada pelo Governo de Goiás, a 4ª Conferência Estadual de Direitos Humanos será realizada conjuntamente pela Assembléia Legislativa, através de sua Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, e Secretaria Estadual de Cidadania e Trabalho. O objetivo principal é colher subsídios para o Plano Nacional de Direitos Humanos, que será votado pelo Congresso Nacional.
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia, o deputado Mauro Rubem (PT), com o respaldo da Assembléia Legislativa, realizou quatro plenárias regionais preparatórias para a 4ª Conferência Estadual. As cidades escolhidas foram: Rio Verde, São Luis de Montes Belos, Valparaíso e Formosa, mas os técnicos da Comissão mantiveram contatos com outros municípios, prestando esclarecimentos sobre o evento.
Mauro Rubem também divulgou a 4ª Conferência nas universidades e faculdades. Nesta terça-feira, às 19 horas, o deputado estará divulgando o evento na Universidade Católica de Goiás. Lembrou que nesses encontros, além das questões relativas aos direitos humanos, são debatidos temas correlatos, como meio ambiente, defesa da universalização de direitos nas áreas da saúde, educação e segurança pública.
Destacou como importante o debate sobre segurança pública, salientando que os organismos que atuam na área lutam em favor da vida, em defesa "de quem veste ou não farda". Pacto federativo e cultura também constam da pauta das conferências estadual e nacional de direitos humanos, que serão realizadas conjuntamente. Mauro Rubem defendeu a autonomia dos Poderes, assim como o respeito pelas diferenças culturais e suas respectivas manifestações.
Dois outros eixos de discussão das duas conferências são: interação democrática entre Estado e sociedade, e desenvolvimento e direitos humanos. "É muito triste imaginar que a capacidade humana chegou ao seu limite", frisou o deputado petistas.