Eliana França fala sobre perda de glamour na profissão de professor
Após cumprimentar a Mesa e os homenageados, Eliana França, que já foi secretária da Educação do Estado, fez questão que ressaltar a homenagem recebida hoje na Assembléia Legislativa, não foi para as pessoas, mas para as categorias dos professores, dos engenheiros e dos artistas.
Em seguida, Eliana França abordou perda do glamour da profissão de professor. As causas, segundo ela, seriam a falta de estruturas nas escolas, salários ruins e, principalmente, os alunos que, sem estrutura familiar, se tornam violentos e desrespeitosos. Esses fatores acabaram por desumanizar e insensibilizar os professores.
Por isso, segundo ela, é necessário que surjam os educadores, pessoas capazes de resgatar a humanidade daqueles que a perderam. Eliana França explicou que não só os professores podem ser educadores, mas também pais, cozinheiros e qualquer pessoa com sensibilidade.
A professora expressou a esperança de que a homenagem de Tiãozinho Costa (PTdoB) e da Assembléia acorde, em cada um, a experiência de ser educadores. E encerrou citando Zélia Gattai: “Somos professores graças a Deus”.