Ícone alego digital Ícone alego digital

Mostra de Cinema sobre Direitos Humanos segue neste fim de semana

31 de Outubro de 2008 às 13:04

A 3º Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul prossegue durante o fim de semana no Cine Goiânia Ouro.

Para esta hoje, a programação conta com a a produção chilena Cidade de Papel abre a mostra às 15h. O filme retrata um conflito ambiental ocorrido em 2004 na cidade de Valdivia, que levou a uma ruptura histórica nas instituições e leis ambientais do Chile. 

Às 18h30, duas obras brasileiras serão exibidas. A primeira, Oficina Perdiz, aborda a história de uma oficina com mais de uma década em Brasília, que durante o dia é oficina, mas à noite se torna um espaço para artistas encenarem suas montagens de teatro. A segunda é Dia de Festa. O documentário retrata a batalha dos dias que antecederam e sucederam sete ocupações lideradas pelo movimento dos sem-teto em São Paulo, uma luta que garantiu moradia para milhares de pessoas que antes eram moradoras de rua.  

Por fim, serão exibidas às 20h30, mais duas obras brasileiras. O documentário Bem vigiado conta a história de Bira e Josiane, jovens que trabalham nas ruas, vigiando carros e vendendo balinhas no sinal. Em seguida, o documentário Juízo acompanha a trajetória de jovens menores de 18 anos e sua situação perante a lei no Rio de Janeiro. Meninas e meninos pobres entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico, homicídio. As cenas finais de Juízo revelam as conseqüências de uma sociedade que recomenda "juízo" a seus filhos, mas não o pratica. 

Sábado 

No sábado, a mostra será aberta às 15h por duas produções argentinas. O documentário O diabo entre as flores aborda a partir da Festa Nacional da Flor no município de Escobar, um dos governos mais nefastos que a Argentina teve na década de 90. A segunda produção narra a viagem de despedida de Jaime de Nevares, um bispo conhecido por atuar em defesa dos direitos dos indígenas, dos operários, dos camponeses e dirigentes políticos. O filme trata dos 30 anos de luta do religioso por justiça e liberdade. 

Às 17 horas, há o debate As Classes Sociais e a Luta pelos Direitos Humanos. Às 18h30 será exibido o documentário peruano Sonhos Distantes, que retrata a vida, trabalho e sonhos de meninos na periferia de Lima. Em seguida, Zumbi somos nós aborda o elo indivisível das sonoridades e imagens urbanas com o legado afro-brasileiro. 

As duas obras exibidas pela mostra no sábado vão ao ar ás 20h30. O documentário Tibira é Gay conta a história de quatro descendentes de índios que assumiram sua homossexualidade no coração da floresta Amazônica. Em seguida, a produção O Aborto dos Outros narra situações de aborto dentro de hospitais públicos que atendem mulheres vítimas de estupro, interrupções de gestações em casos de má-formação fetal sem possibilidade de sobrevida após o nascimento e abortos clandestinos. O filme mostra os efeitos perversos da criminalização para as mulheres e aponta a necessidade de revisão da lei brasileira.  

Domingo 

No domingo, uma produção conjunta entre Argentina e França abre a mostra às 15h. O filme Eu, Madre Alice
é uma travessia de um período da história argentina, através do percurso de Alice Domon, uma religiosa francesa que viveu na Argentina desde 1967 e foi seqüestrada pela última ditadura militar por atuar socialmente em favor dos pobres. 

Às 18h30, mais duas obras argentinas serão exibidas. Considerada a primeira revisão latino-americana de crítica social, Tire Dié mostra a vida de moradores pobres de bairros periféricos da moderna Buenos Aires. Em seguida, o filme Crônicas de um menino só retrata a vida de uma criança pobre na Argentina, que se passa entre a favela e uma instituição para menores infratores. O filme se baseia nas experiências vividas pelo diretor e roteirista Leonardo Favio, que nasceu em uma família pobre e que depois de ser abandonado pelo pai, viveu em orfanatos, onde participou de roubos de pequena importância, mas que o levaram ao reformatório.  

Encerrando as atividades da mostra no domingo, há a apresentação do projeto Marco universal – Direitos Humanos, que reúne realizações de diretores conceituados que retratam o esforço diário de indivíduos, grupos e comunidades para fazerem valer seus direitos proclamados e ainda não instituídos na América do Sul.  

A mostra internacional é organizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal, patrocinado pela Petrobrás e, em Goiás, conta com a colaboração da Assembléia Legislativa. O evento vai até a próxima quinta-feira, dia 06. A entrada é franca.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.