Ícone alego digital Ícone alego digital

Mostra de Cinema exibe hoje temática indígena

04 de Novembro de 2008 às 09:23

A 3º Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, realizada no Cine Goiânia Ouro, segue hoje exibindo filmes com a temática das culturas indígenas. Às 15 horas, serão veiculados os documentários Myba - Terra Vermelha e América Minada.

Produção conjunta da Argentina e Inglaterra, Myba - Terra Vermelha retrata a forma como duas comunidades indígenas, Kaaguy Poty (Flor do Monte) e Yvy Pyta (Terra Vermelha), lidam dia-a-dia com a intromissão do “mundo dos brancos”, depois da chegada do asfalto na selva argentina. As religiões oficiais, os meios de comunicação, e até o turismo, tentam se impor sobre a cultura ancestral, e a Universidad Nacional de la Plata, que guarda o título de propriedade do vale, se nega a reconhecer a pré-existência de seus habitantes originais e faz vista grossa a suas reivindicações.

América Minada, produção brasileira, exibe depoimentos de pessoas que tiveram a vida afetada por causa das minas terrestres. Onze países da América Latina têm problemas com minas em seus territórios.

A mostra internacional é organizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal, patrocinada pela Petrobrás e, em Goiás, conta com a colaboração da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa. O evento vai até a próxima quinta-feira, dia 6. A entrada é franca.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.