Anabolizantes
As entidades que participaram da reunião no gabinete da deputada Adriete Elias (PMDB), nesta terça-feira, hipotecaram total apoio à iniciativa da parlamentar para coibir o uso de anabolizantes por jovens que buscam aumento da massa muscular.
Ficou decidido que cada entidade vai colaborar para divulgar os malefícios causados por esse tipo de droga, principalmente os produtos para engorda de animais, anabolizante de utilização proibida em seres humanos.
Além do apoio já oficializado da Secretaria de Estado da Saúde, que se comprometeu em confeccionar cartazes com fotos mostrando os efeitos colaterais provocados por uso de anabolizantes, inclusive um tipo de câncer, e divulgar esse material em locais estratégicos, Adriete Elias quer também uma participação efetiva da Secretaria de Estado da Educação nessa campanha. A deputada está tomando as providências legais para que também seja obrigatória a presença de um profissional de educação física nas academias, bem como de um veterinários nas lojas que comercializam esses produtos, a exemplo do farmacêutico na farmácias.
No esboço de cartaz apresentado por Adriete Elias, constam os seguintes dizeres: “Anabolizantes esteróides – Não confunda beleza com saúde”. A meta da deputada é unir todos os deputados estaduais e demais autoridades do Estado nessa campanha.
As denúncias poderão ser feitas pelo telefone 150, do Disque-Denúncia. Participaram da reunião: as representantes da Superintendência de Vigilância Sanitária (SVISA), Dina Kale e Ernestina Rocha de Sousa e Silva; o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Rubens dos Santos Silva; representante do Conselho Regional de Farmácia, Ilton Munhoz Domingues; o membro da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais, José Elizaine Borges; e a procuradora da Assembléia Legislativa, Regiani Dias Meira Rodrigues, além da equipe de servidores da deputada.