Ícone alego digital Ícone alego digital

Reflexões sobre meio ambiente

19 de Novembro de 2008 às 09:55
O deputado Ozair José (PP) faz análise de encontro da Unale realizado em Palmas, quando o assunto predominante foi meio ambiente. O artigo está publicado no jornal "Diário da Manhã", edição de 18.11.2008.

Ozair José é deputado estadual pelo PP

Meio Ambiente - Reserva Legal foi o tema do 1º Encontro Regional da Unale (Região Norte e Centro-Oeste), realizado em Palmas-TO nos dias 13 e 14 de novembro de 2008 e organizado pela União Nacional dos Legislativos Estaduais. Tive a honra de representar, no evento, a Assembléia Legislativa de Goiás.

O evento contou com a presença, dentre outras, do presidente da Unale, deputado estadual César Halun (TO); deputado estadual Carlos Gaguim – presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins; Carlos Eduardo de Souza Braga - governador do Estado do Amazonas.

A Unale inicia uma série de encontros pelo País, contemplando todas as cinco regiões. Os encontros regionais têm como proposta a realização de debates envolvendo autoridades municipais, estaduais e federais. Temas como a segurança nacional, o crescimento econômico sustentável, a política internacional e assuntos estratégicos de interesse das regiões participantes serão abordados e, ao final do encontro, será elaborada uma carta contendo as observações, conclusões e as soluções indicadas nos debates.

No encontro de Palmas foi destaque também a palestra proferida pela deputada estadual do Pará e secretária de Mulheres da Unale, Ana Cunha, sobre o tema “Mulheres: Reserva Legal x Inclusão Social”.

O governador Marcelo Miranda, que prestigiou o primeiro dia de trabalhos, destacou a importância das discussões sobre o meio ambiente. “Começamos uma nova etapa das discussões da Amazônia, pois entendemos que é importante que a população saiba que hoje se discute a Amazônia e o meio ambiente”, afirmou. Marcelo Miranda destacou também a criação da Lei 1.917/2008, específica sobre mudanças climáticas, conservação ambiental e desenvolvimento sustentável, que elevou o Tocantins como o segundo Estado brasileiro a ter legislação específica sobre o meio ambiente.

Além de Marcelo Miranda, estiveram em Palmas os governadores do Amazonas, Eduardo Braga; de Roraima, Anchieta Júnior; o vice-governador do Mato Grosso, Sinval Barbosa; e cerca de 105 deputados estaduais de todo o Brasil, entre diversas outras autoridades.

Em sua palestra sob o tema “Variações Climáticas”, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, explicou como o Amazonas vem desenvolvendo políticas públicas para garantir que a floresta amazônica tenha mais valor econômico estando preservada do que desmatada. “O que nós queremos não é proibir a utilização dos recursos naturais, mas informar aos agricultores, à população em geral como esses podem ser utilizados corretamente”, afirmou.

Em discurso de abertura do evento, o presidente da Unale, deputado estadual César Halum, afirmou que a proteção do meio ambiente é tarefa dos governos e da sociedade. “Este encontro pretende ampliar o debate em torno da reserva legal, por meio da análise de alguns conceitos considerados importantes para a sua gestão na propriedade agrícola, como agricultura sustentável, serviços prestados pelos ecossistemas e comportamento do produtor rural em relação à conservação”, afirmou.

O posicionamento mais duro sobre as políticas federais para o meio ambiente foi levantado pelo presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Assuero Veronez.

Mostrando dados sobre ações federais, Assuero Veronez disse que o país tem a obrigação de encontrar uma solução para a questão da reserva legal. “Há um processo de inquisição, de ditadura ambiental no mundo e no Brasil, para impedir que países em desenvolvimento utilizem os seus recursos naturais”, afirmou.

O representante da CNA revelou ainda que, em média, 69,7% da vegetação nativa do território brasileiro está preservada, contra 0,3% de preservação da vegetação nativa na Europa, e conclamou os deputados e autoridades presentes a trabalhar pela reformulação da Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965, que instituiu o Código Florestal Brasileiro.

A proposta dos encontros regionais da Unale é discutir temas políticos, econômicos e sociais com o objetivo de indicar projetos que reforcem a atuação parlamentar, propiciando a formulação de políticas públicas que atendam às necessidades da população de cada Estado participante, estabelecendo uma ligação transparente entre parlamentares e suas regiões no que diz respeito aos assuntos nacionais.

Estão previstos os encontros regionais na Região Nordeste no mês de fevereiro e, ainda, nas regiões Sudeste e Sul em março de 2009. Os encontros regionais serão preparatórios para a Conferência Nacional da Unale, que será realizada na cidade de Belém, capital do Estado do Pará, no mês de maio de 2009.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.