A festa do Tempo Novo!
Daniel Goulart é deputado estadual e vice-presidente do PSDB goiano www.danielgoulart.com danielgoulart@
Há muito tempo não sinto tanta empolgação com a vida política como senti no encontro do PSDB, que aconteceu no último sábado, no Tattersal de Elite do Parque de Exposições Agropecuário da Nova Vila. Acredito que vários dos meus colegas de partido sentiram-se da mesma forma. Foi um momento de muito entusiasmo. A força que o partido tem contagiou a todos. E é ela que trará a coesão que a base aliada precisa agora. Foi um evento para mostrar àqueles que pensavam que estávamos enfraquecidos o quanto estão enganados.
No local, estavam presentes mais de dois mil líderes. A música que nos recepcionou não podia ser outra: o jingle do Tempo Novo, que marcou a primeira eleição de Marconi Perillo para o governo do Estado. Ela trouxe um misto de euforia e saudosismo. Tenho certeza de que quem foi à reunião saiu de lá impressionado com a festa que fizemos.
O encontro foi um sucesso. Prestigiaram o evento mais de 120 prefeitos eleitos e outras dezenas de prefeitos que estão em final de mandato. Junto com eles, seus vices, vereadores e demais lideranças de diversas cidades goianas. A festa era para eles. A intenção era confraternizar, comemorar e também dar apoio àqueles companheiros que não obtiveram êxito nas urnas. A esses, passamos a tarefa de fiscalizar o adversário no cumprimento das promessas feitas durante o pleito. E, claro, cobrar se preciso.
É importante que o partido esteja sempre se encontrando. É uma maneira de todos terem contato com os seus líderes e se sentirem acolhidos. Nessas ocasiões, recarregamos as energias para seguir em frente. Grande parte dos prefeitos que compõem a minha base de apoio compareceu ao encontro. Nas últimas eleições, 41 candidatos tiveram meu apoio direto em suas campanhas para prefeituras goianas.
Mas o evento me reservou algumas surpresas. Houve até mesmo discurso em defesa à candidatura de Marconi em 2010 feito por prefeito eleito onde o senador não subiu no palanque no último pleito. Algumas cidades tiveram mais de um candidato da base aliada e por isso a situação inusitada. Aliás, isso mostra a força da figura política e da liderança que Perillo representa.
Avalio como pertinente a colocação sobre o evento feita pelo jornalista Deusmar Barreto, que assinou a coluna Café da Manhã na última segunda-feira, dia 10 de novembro. O título da notícia era Encontrão do PSDB mostra que o partido tem bala na agulha para encarar 2010. E temos mesmo. Nosso líder maior, o senador Marconi, chegou ao evento vestindo sua tradicional camisa azul. E logo foi avisando que está na hora de arregaçar as mangas e mostrar que o partido não teme cara feia de adversário.
Não teve jeito. Apesar de não ser o objetivo do PSDB no momento, as eleições de 2010 acabaram se tornando assunto e é natural que o nome de Marconi seja falado como o candidato natural da base no futuro pleito. Considero que entusiasmo e força foram as palavras que marcaram o encontro do PSDB. Sem dúvida, ele é o marco de uma caminhada que já começou e que acabará na festa da vitória!