Apresentação do Grupo Goya empolga platéia da sessão especial
O grupo de dança Goya apresentou nesta tarde no Saguão da Assembléia, músicas de origem afro-brasileiras. A iniciativa foi do Centro de Cultura e Intercâmbio da Assembléia (CCI) em parceria com a Superintendência de Ensino Especial da Secretaria do Estado da Educação.
Para a chefe da CCI Márcia Coutinho Rodrigues, a educação de pessoas com necessidades especiais foi marcada por diferentes fases vividas ao longo da história: exclusão, segregação e integração. Atualmente, pauta-se pela perspectiva da inclusão.
“Em comemoração ao Dia da Consciência Negra quis trazer á Casa mais uma inclusão”. Para Márcia, não só os negros, mas também as pessoas com deficiência física ou mental ainda sofrem grande preconceito. Márcia diz que as pessoas precisam olhar umas para as outras com bons olhos, seja quem for. “ A Assembléia têm esta proposta de inclusão, não só no espaço físico como também na inclusão humana na sociedade”, afirma ela.
Especial
A Secretaria Estadual de Educação e a Superintendência de Ensino Especial está implantando a Política de Educação Inclusiva, através de cinco ações básicas: Implementação de Unidades Inclusivas; Implementação de Unidades de Referência;Atendimento Educacional Hospitalar; Implementação de Metodologias e Recursos Especiais; Articulação de Parcerias e Interfaces.
Estas ações estão sendo executadas, através do Programa Estadual de Educação para Diversidade, numa Perspectiva Inclusiva, constando de Subprogramas, Projetos e Ações.
A proposta é transformar portadores de deficientes, fazer reconhecer seus limites, reestruturar seus ambientes, redimensionar seus valores. Revisar então, seus procedimentos educativos, repensar suas avaliações com a orientação de profissionais capacitados, que atendem e acolhem a diversidade do alunado, favorecendo a convivência de todos.
Márcia Coutinho admite ser um processo de educação que valoriza a diversidade humana, que não nega a diferença, mas considera os direitos iguais. “É um sistema educacional de qualidade para todos, de forma que as necessidades de todos os alunos possam ser satisfeitas dentro de um único sistema inclusivo de educação”, afirma.