Ícone alego digital Ícone alego digital

Novo

25 de Novembro de 2008 às 10:52
Costa Lima é reinaugurado hoje após sofrer uma completa transformação física. Evento previsto para as 16 horas.

Após uma extensa reforma, o Auditório Costa Lima está pronto para ser reinaugurado. O evento está previsto para as 16 horas desta terça-feira, quando o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jardel Sebba (PSDB), deverá interromper a sessão ordinária para conferir o mais moderno audiório da Casa.

“O Auditório Costa Lima está pronto novamente para não só atender os eventos promovidos pela Assembléia Legislativa, mas também para ser palco dos grandes debates, sejam nacionais ou internacionais, de interesse de Goiás”, ressaltou Jardel Sebba.

Palco de eventos históricos, o Auditório Costa Lima teve piso, poltronas, palco, iluminação, áudio e vídeo trocados. Segundo a arquiteta Maria Aparecida Oliveira, autora do projeto da reforma, houve uma reestruturação geral na área de 204 metros quadrados. "O teto foi refeito com gesso cartonado, a iluminação possui lâmpadas frias e melhor espalhadas pelo ambiente, contando com uma cabine de controle", explica. A capacidade do auditório, no entanto, segue inalterada: 186 lugares.

A nova poltrona do local foi desenhada pelos alunos de arquitetura da Universidade Católica de Goiás (UCG), no modelo "ópera". Todas as instalações de áudio e vídeo agora são novas, incluindo uma tela para projeção de filmes.

Outra mudança importante no auditório passa pelo palco, que deixou de ser fixo para ser móvel, facilitando assim apresentações dos mais diversos tipos, como espetáculos de dança e peças teatrais. Foi construída também uma mesa para a taquigrafia. "A madeira de antes estava toda corroída por cupim", lembra a arquiteta.

O piso agora é de vinil, tecnologia européia que tem baixo índice de rugosidade; já as rampas são de borracha. Além da entrada principal, há agora uma saída lateral que dá acesso aos banheiros.

História
O nome do auditório é uma homenagem ao ex-deputado estadual peemedebista Manoel da Costa Lima, que participou da 9° Legislatura, de 1979 a 1983. Costa Lima - natural de Jataí - morreu durante o exercício do mandato, aos 36 anos, vítima de um desastre aéreo em 30 de outubro de 1980. Logo após seu falecimento, foi homenageado pela Assembléia Legislativa, quando o principal auditório da Casa recebeu seu nome.

O auditório Costa Lima já recebeu eventos históricos. O movimento pela anistia, em 1979; o lançamento da candidatura a governador de Henrique Santillo (PMDB), em 1986; sessões especiais da Constituinte Federal, em 1987; e o lançamento em Goiânia da candidatura presidencial de Fernando Collor, em 1989, são alguns dos eventos em que o local já foi palco.

O auditório tem também a característica de ser aberto à sociedade. Muitos eventos de grevistas, professores, religiosos, já ocorreram no local, incluindo formaturas de estudantes de ensino superior.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.