Vapt Vupt: respeito à cidadania
* Iso Moreira é deputado estadual do PSDB
Pelo alto índice de aceitação, o programa Vapt Vupt, iniciativa inovadora do “Tempo Novo”, tem tratamento especial por parte da administração estadual, conforme atesta o superintendente de Gestão da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Edgar Tollini: “Ao ultrapassar a marca de 40 milhões de atendimentos, com um índice médio de satisfação do usuário superior a 95%, o Vapt Vupt comprova que é um dos principais programas deste Governo”. Portanto, cumprimento o ex-governador Marconi Perillo e o governador Alcides Rodrigues por permitirem à sociedade o acesso a um programa que promove a dignidade, respeita a cidadania.
O governo vai continuar, na medida do possível, ampliando o número de unidades do Vapt Vupt, como forma de facilitar a vida dos goianos. As unidades fazem aumentar o fluxo de pessoas nos locais onde são instalados, como os shoppings. O Vapt Vupt é também um produto com grande poder de geração de tráfego e a administração estadual pesou estas vantagens para, em negociações com a iniciativa privada, ampliar ainda mais as unidades instaladas em todo o Estado de Goiás.
As unidades do Vapt Vupt servem também como pontos para campanhas de cunho social. Desde 1º de novembro, a unidade que funciona no Shopping Buena Vista, no Setor Bueno, realiza uma campanha para arrecadação de brinquedos e roupas que serão doados para uma creche e uma casa de idosos. A campanha, que integra as ações para o Natal, movimenta, além dos 65 servidores que se revezam nos dois turnos de trabalho, os usuários da unidade e comerciantes da região.
A dona de casa Maria José Cypriano, moradora no Setor Criméia Oeste, em Goiânia, é um dos milhares de goianos que utilizam os serviços do Vapt Vupt diariamente. Por causa da menor distância em relação a sua casa, a preferência dela é pela unidade do Araguaia Shopping. Maria José solicitou dois serviços, no atendimento da Saneago e do Ipasgo, respectivamente colocação de um hidrômetro e duas guias de consulta médica. A opinião da usuária é categórica: “É dez! Venho até duas vezes por semana. Sou bem atendida, com rapidez. Já pensou se eu tivesse que ir a cada órgão? Seria uma perda de tempo. Isso foi uma bênção.” Maria José fez questão de elogiar a atendente Simone Simon pela presteza e carinho no atendimento. “Ela é supereducada, tem paciência e ajuda a gente mesmo se esquecemos algum documento. Virei amiga do pessoal aqui.”
Opinião semelhante tem o vendedor Hélio Alves, morador em Anápolis. Ele conta que preferiu vir a Goiânia tirar carteira de identidade por causa da rapidez. “Aqui sai em sete dias. O Vapt Vupt foi uma criação muito boa do governo de Goiás. Eu sempre utilizo os serviços.” A coordenadora do Vapt Vupt do Araguaia Shopping, Helena Magna, informa que muitos usuários do interior – principalmente de Anápolis, Rio Verde, Jataí e Caldas Novas – procuram a unidade, que fica num local onde funciona também o Terminal Rodoviário de Goiânia, o que facilita para eles.
O bom conceito de que desfruta o Vapt Vupt está atestado na incrível marca de 40 milhões de atendimentos que o serviço está alcançando, neste mês de dezembro, desde sua criação, em 1999. Hoje são 19 unidades implantadas no Estado, cinco delas em Goiânia: Araguaia Shopping, Shopping Buena Vista, Palácio Pedro Ludovico, Cidade Jardim e Campinas. A gerente dos Vapt Vupt, Ivone Kelly Coriolano, informa que uma nova unidade, no Banana Shopping, deve ser implantada ainda este ano.
As cidades do interior que contam com o serviço são Aparecida de Goiânia, Anápolis, Valparaíso, Águas Lindas, Morrinhos, Itumbiara, Senador Canedo, Trindade, Rio Verde, Jataí, Mineiros, Goianésia e Jaraguá. Os Vapt Vupt inaugurados pelo governo Alcides Rodrigues foram os do Shopping Buena Vista, da cidade de Jaraguá e a nova sede de Campinas, na Praça A, no início de novembro. Essas 19 unidades oferecem 672 serviços e os mais solicitados são, pela ordem, Sistema Nacional de Emprego (Sine), Detran, Secretaria de Segurança Pública e Ipasgo.