Prefeito Iris Rezende recebe homenagem da Assembléia Legislativa

04 de Dezembro de 2008 às 18:11
O prefeito de Goiânia será homenageado pelos 50 anos de vida pública. A iniciativa é do deputado José Nelto, líder da bancada do PMDB, que destaca Iris Rezende como um dos maiores líderes políticos de Goiás. O Presidente da Casa, deputado Jardel Sebba, presidirá a solenidade, marcada para as 9 horas desta sexta-feira.

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), receberá daqui a pouco homenagem da Assembléia Legislativa pelos seus 50 anos de vida pública. A sessão especial, marcada para as 9 horas, será presidida pelo deputado Jardel Sebba (PSDB). Autor da iniciativa, o líder do PMDB na Casa, José Nelto, destaca a relevância da homenagem, por considerar o prefeito um dos maiores líderes políticos de Goiás. Destaca que Iris já foi senador, governador de Goiás por duas vezes e ministro de Estado (da Agricultura e de Justiça).

Natural de Cristianápolis (GO), Iris Rezende, 74 anos, iniciou a carreira política em Goiânia, onde foi eleito vereador em 1958, deputado estadual em 1962, e prefeito da Capital em 1965 (cujo mandato foi cassado pelo regime militar, em 1969).

Governou Goiás pela primeira vez de 1983 a 1986. Depois, foi ministro da Agricultura do Governo José Sarney (15 de fevereiro de 1986 a 14 de março de 1990). Elegeu-se para um novo mandato (1991 a 1994). Eleito senador da República, presidiu a Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante do Senado. Voltou a ser ministro na primeira gestão de Fernando Henrique Cardoso, quando comandou a pasta da Justiça, de 22 de maio de 1997 a 6 de abril de 1998.

Em 1998, candidatou-se a governador, quando foi derrotado. Em 2002, concorreu ao Senado, mas perdeu a eleição. Em 2004, candidatou-se à Prefeitura de Goiânia, obtendo 299.272 votos, ou 47,47% dos votos válidos no primeiro turno. No segundo turno enfrentou o então prefeito Pedro Wilson (PT), derrotando-o com 56% dos votos válidos, somando quase 350 mil votos. Iris foi reeleito prefeito de Goiânia nas eleições municipais de 2008.