Homenagem a juristas e empresários tem início

10 de Dezembro de 2008 às 16:30

O presidente Jardel Sebba (PSDB) acaba de abrir sessão especial de entrega de título de Cidadão Goiano a juristas e profissionais liberais e a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, por iniciativa dos deputados Júlio da Retífica (PSDB) e Cilene Guimarães (PR). São os seguintes os homenageados:

Juiz de Direito Ivo Favaro, paulistano de nascimento, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás, ingressando na Magistratura em 05 de outubro de 1983, portanto, há 25 anos exerce o cargo de Juiz em Goiás, tendo passado pelas Comarcas de Itapirapuã, Filadélfia e, há 20 anos encontra-se, com brilhantismo, emprestando o seu valioso concurso ao nosso querido Município de Porangatu, onde constituiu família e incontável legião de amigos.

O também juiz de Direito Jerônimo Pedro Villas Boas, Mineiro de Uberaba, veio ainda criança com seus familiares para a cidade goiana de Formosa, de onde após concluir os estudos básicos, transferiu-se para Brasília, graduando-se em Direito pela UNICEUB, no ano de 1989. Com apenas 26 anos de idade, ingressou na Magistratura, servindo nas Comarcas de Itajá, Cachoeira Alta, Padre Bernardo, sendo no ano de 1992, por merecimento promovido e transferido para a Comarca de Porangatu, onde permaneceu até o ano de 1998, quando fora removido para a Comarca de Morrinhos. De Morrinhos, veio para Goiânia, no ano de 2002, sendo atualmente titular da Vara Especializada da Justiça Militar.

O promotor de Justiça Joás de França Barros,
Potiguar da cidade de Natal, formou-se em Direito também no Distrito Federal, sendo pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade Anhanguera, é titular da 1ª Promotoria de Justiça de Porangatu desde o ano de 1995. Antes de ingressar no Ministério Público ocupou os cargos de 2º Tenente do Exército Brasileiro, Escrivão e Delegado de Polícia, respectivamente, no Distrito Federal e em Goiás, todas investiduras mediante a porta estreita do concurso público. Maçom, exerce ainda destacada atividade político-social no Município de Porangatu, onde foi Venerável da Loja Maçônica Moral e Cultura nº 37, Presidente do Lions Clube e desenvolve vários projetos sociais em favor de crianças e jovens carentes em parceria com a Prefeitura e sociedade local.

O promotor de Justiça Wilson Nunes Lúcio, mineiro de Iturama. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia – MG, exerceu a Advocacia de 1990 até o início de 1993, quando ingressou, por concurso público de provas e títulos no Ministério Público de Goiás. Passou pelas Comarcas de Itajá, Posse e Rio Verde, vindo para Porangatu, no ano de 1999, onde é titular da 2ª Promotoria de Justiça, com atribuições nas áreas do Meio Ambiente, Fazenda Pública, Patrimônio Público e Social, Consumidor, cível e criminal. Exerce, ainda, a destacada função de Diretor Regional da Associação Goiana do Ministério Público que abrange as Comarcas de São Miguel do Araguaia, Minaçu, Formoso, Estrela do Norte, Mara Rosa, Uruaçu e Niquelândia.

O empresário José Maria da Silva, também mineiro, nascido na cidade de Água Comprida, mudou-se para Porangatu, juntamente com a esposa e seus cinco filhos, ainda na década de 70. Em nossa cidade enfrentou bravamente todas as dificuldades próprias da época, exercendo variadas funções como frentista e caminhoneiro. Atraído pela construção da BR-153, montou um Posto de Combustíveis no Povoado de Linda Vista, onde ampliou as suas atividades empresariais, tanto no setor comercial de combustíveis, quanto no setor rural, sendo destacado produtor agrícola e pecuarista. A par dessas atividades é maçom e tem efetiva participação na vida social do Município, onde integra, há mais de 30 anos, a Loja Maçônica Caridade e Justiça.

O empresário Ziad Joseph Esper, libanês naturalizado desde o ano de 1975, veio para o Brasil, fugindo da terrível guerra civil que assolou aquele belo País, fixando residência inicialmente em São Paulo onde permaneceu por apenas dois anos, mudando-se para Goiânia, quando tinha apenas 04 anos de idade. Soube e sabe como poucos, conciliar suas atividades profissionais com extraordinário trabalho social-religioso que exerce, de há muito, perante a Comunidade Renovação Carismática Católica de Goiânia com destacada folha de serviços prestados às comunidades.