Jardel Sebba e parlamentares reunidos com embaixador da Polônia

11 de Dezembro de 2008 às 15:28

Em andamento, a visita oficial do embaixador da Polônia Jacek Hunoska Kisielewski, e a embaixatriz Grazyna Junoska Kisielewska ao presidente Jardel Sebba. O presidente do Legislativo goiano e o embaixador polonês discutem aumento da cooperação comercial e cultural entre os dois países, com vista também a uma participação maior do Estado de Goiás na exportação e importação de produtos.

O vice-presidente Honor Cruvinel (PSDB) e os deputados Betinha Tejota (PSB) e Vanuza Valadares (PSC) também representam a Casa na reunião, além do prefeito de Luziânia e ex-presidente da Assembléia, Célio Silveira (PSDB). O conselheiro para assuntos internacionais da Governadoria, Adauto Brahuna Neto representa o Governador na visita do embaixador da Polônia à Assembléia Legislativa.

Honor Cruvinel e Jardel Sebba analizam com o Embaixador a perspectiva de crescimento econômico dos dois países em 2009, 3,8% para a Polônia e 4,5% para o Brasil. O Embaixador concorda com os parlamentares que, apesar da crise financeira internacional, é preciso aproveitar o bom momento para intensificar o comércio bilateral.

Conforme o Adauto Brahuna Neto, a proposta da Embaixada da Polônia é que se elimine a presença dos atravessadores no comércio de produtos agrícolas para aumentar a troca entre os dois países.

De janeiro a outubro de 2008, as exportações goianas para a Polônia totalizaram US$ 479.904,00, em um total de US$ 302.881.366,00, exportados pelo Brasil no mesmo período. Os principais produtos exportados por Goiás foram: tripas de bovinos, milho, preparações alimentícias e conservas de bovinos e lecitinas.

Por outro lado, as importações goianas provenientes da Polônia totalizaram US$ 19.086.451,00, em um total de US$ 475.349.483,00 importados pelo Brasil no mesmo período. Os principais produtos importados por Goiás foram: hidróxido de sódio, sulfato de amônio, adubos, fertilizantes e pastas carbonadas.

A Embaixada da Polônia quer aumentar a participação cultural em Goiás com uma mostra de filmes poloneses e a produção acadêmica. Para isso, o Embaixador e a Embaixatriz visitam ainda hoje a Universidade Federal de Goiás e amanhã a Universidade Católica.

Eles fizeram mais cedo outra passagem oficial pelo Palácio das Esmeraldas, recebidos pelo Secretário do Planejamento Oton Nascimento e pelo Vice-Gpvernador Ademir Menezes. Depois se dirigiram para encontro com o presidente da Fieg, Paulo Afonso.

Mais tarde, o casal de embaixadores fará visita oficial ao Paço Municipal.