Reforma
Os deputados Betinha Tejota (PSB) e Fábio Sousa (PSDB) têm opiniões semelhantes sobre a reforma política aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara do Deputado ontem, 16. Ao todo, foram analisadas 62 Propostas de Emendas Constitucionais (PEC), sendo que quatro foram rejeitadas.
O fim da reeleição e a coincidência de mandatos, com uma única eleição para todos os cargos políticos, estão entre os assuntos mais polêmicos. Tanto Betinha Tejota, quanto Fábio Sousa, são contrários ao fim da reeleição. “Acredito que um político sério deva ter a chance de dar continuidade ao seu trabalho. De qualquer forma, a escolha é do eleitor”, analisa a deputada.
Para Fábio Sousa, há questões mais importantes do que a reeleição para serem debatidas na reforma política, como a busca por meios de banir definitivamente a compra de votos ou a obrigatoriedade da prestação de contas de campanhas pela internet. “O fim da reeleição só beneficia o atual Presidente, facilitando sua campanha para 2014”, ataca.
Quanto à coincidência de mandatos, Betinha acredita que seria uma grande avanço para o País. “O custo de campanhas e desgaste seriam muito menores”, avalia. Fábio Sousa tem opinião semelhante. “Da forma com está, temos um ano para administrar e um ano para fazer política”, lembra.
Mas o Deputado ressalta que seria falta de ética se deputados federais e senadores aumentassem os próprios mandatos. “A mudança teria que valer para a próxima Legislatura, pois do contrário eles estariam legislando em causa própria”, alertou.