Ícone alego digital Ícone alego digital

Mauro Rubem participa do Fórum Social Mundial

27 de Janeiro de 2009 às 11:50

O Fórum Social Mundial (FSM) começou nesta terça-feira, mas desde o dia 21 de janeiro outros fóruns paralelos já aconteciam em Belém, cidade sede do FSM. O deputado Mauro Rubem (PT) está desde segunda-feira na capital paraense e já participou de dois destes fóruns.

Na segunda-feira, o parlamentar participou da discução o tema “Educação, Transgressão e Construção da Cidadania Planetária”, no VI Fórum Mundial da Educação. Segundo o deputado, foi discutida a necessidade de se estimular a transgressão e rebeldia na Educação, para que esta cumpra sua função como alavanca de transformação da sociedade. “É importante que o ensino pragmático seja abolido, para que o estudante seja estimulado a questionar e contestar”, afirmou.

Na manhã de terça-feira, o deputado participou do III Fórum Social Mundial de Saúde, que divulgou uma campanha de diversas entidades junto com o Governo Federal, para que o sistema público de saúde brasileiro seja considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade.

“A campanha quer provocar uma discussão mundial sobre a Saúde, um direito de todo ser humano. O nosso sistema público de saúde atende aos conceitos de universalidade e integralidade, que é, respectivamente, atender a todos, seja qual for o problema”, explicou.

Mauro Rubem informou que foram desenvolvidas campanhas semelhantes para outros sistemas públicos de saúde, que observem os mesmos conceitos, como o inglês e o canadense. "Esta discussão é fundamental, agora que a crise financeira mundial decretou a falência da ideologia de que o mercado resolve tudo", ressaltou.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.