Novos membros
Os deputados Álvaro Guimarães (PR), Frei Valdair (PTB), Mauro Rubem (PT) e Adriete Elias (PMDB) serão empossados 1º, 2º, 3º e 4º secretários da Mesa Diretora, respectivamente, em sessão solene marcada para este domingo, 1º.
Álvaro Guimarães
O deputado Álvaro Guimarães assume pela primeira vez a 1ª Secretária. Em 1971 decidiu se filiar à Arena e, um ano depois, incentivado por um círculo de amigos, aceitou o desafio de se candidatar a vereador. Eleito suplente, acabou assumindo assento na Câmara Municipal de Itumbiara ainda no mesmo ano. Nessa época, os vereadores dedicavam o trabalho à comunidade sem receber salários.
Re-eleito vereador, na eleição seguinte obteve o mandato de deputado estadual constituinte (1989). Posteriormente, na gestão de Maguito Vilela, foi designado secretário de Estado da Agricultura (1997) e diretor-geral do Detran (1998), quando tentou e ficou como suplente de deputado estadual. Álvaro Guimarães assumiu cadeira na Assembleia em 2000.
Em 2002, candidatou-se à reeleição chegando a sua segunda suplência e assumindo novamente como deputado em 2005. Nas eleições desse mesmo ano conquistou novamente o mandato direto nas urnas, depois de 20 anos. Mais informações sobre o deputado podem ser acessadas aqui.
Frei Valdair
Frei Valdair de Jesus, que assumirá a 2ª secretaria, era pároco de uma igreja em Anápolis, quando recebeu convite de amigos para se filiar ao PPS, em 2001. Aceitou a proposta como um “desafio” e lançou candidatura no ano seguinte, conquistando a suplência de Leandro Sena (PPS).
Em 2004, disputou a Prefeitura de Anápolis e ficou em terceiro lugar. Em 2006, foi eleito deputado estadual com 26.463 votos e representa Anápolis na Assembleia Legislativa. De família católica, se interessou cedo pela vida religiosa. Aos 15 anos passou a freqüentar encontros vocacionais, direcionados a futuros seminaristas.
Mauro Rubem
O deputado petista Mauro Rubem ocupará a 3ª secretaria da Mesa Diretora. O envolvimento nas lutas do movimento sindical levou o deputado estadual reeleito Mauro Rubem (PT) a se interessar por política em 1989. Formado em Odontologia, em 1983, pela Universidade Evangélica de Anápolis, o petista passou a se interessar por Saúde Pública, área em que se especializou na Universidade Federal de Goiás (UFG). Em Goiânia, trabalhou como cirurgião-dentista da Secretaria Estadual de Saúde (SES), mas queria fazer mais e, para protestar contra a situação do serviço prestado, foi um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde).
Envolvido com a militância e já filiado ao PC do B desde 1987, Mauro presidiu o sindicado de 1993 a 1998, com apenas duas interrupções, em 1994 e 1997. Do engajamento sindical veio a aproximação com a política. Em 1999, após um “amadurecimento político”, decidiu migrar para o PT. E foi vinculado à sigla que disputou, em 2000, sua primeira eleição e se consagrou vereador na Capital.
Na Câmara, foi presidente da Comissão de Saúde e líder o PT, de 2001 a 2002. No final do mandato e já eleito deputado estadual, ocupou por três meses a liderança do então prefeito Pedro Wilson (PT) na Casa. Em 2003, Mauro ocupou a cadeira conquistada na Assembléia Legislativa, onde engrossou a oposição ao governo tucano de Marconi Perillo. Na nova Casa de Leis, o petista ficou reconhecido pelo posicionamento radical em relação ao governo e presidiu a Comissão de Direitos Humanos.
A proximidade com a sociedade civil organizada rendeu reconhecimento ao petista, que atribui a maior parte de seus 11 mil e 544 votos aos integrantes do setor. Reeleito, pretende concentrar sua atuação parlamentar para garantir a fiscalização orçamentária do Estado e municípios.
Adriete Elias
Eleita 4ª secretária da Mesa Diretora, a deputado Adriete Elias (PMDB), foi designada em 01/01/2001 para exercer o cargo de Secretária Municipal de Promoção e Ação Social, onde implantou e desenvolveu programas sociais, tais como: Projeto Acalanto, casamentos Comunitários, Projeto Abraço de Natal, Projeto Páscoa, Projeto Vaca Mecânica: O evento visa a produção e distribuição de leite de soja à crianças e idosos, etc.
Adriete Elias iniciou sua militância política no final da década de 80 e teve atuação destacada na campanha de 94, quando Adib Elias se elegeu Deputado Estadual. Carismática e articulista, sempre foi decisiva para o sucesso das campanhas e que obteve êxito também em 98 reelegendo Adib Elias a deputado.
Em 2000, na campanha para prefeito, sensibilizava os eleitores com seus discursos simples e objetivos, sempre carregados de muita emoção ia angariando simpatias e construindo uma liderança cada vez mais forte, e assim sempre crescendo e se destacando, teve atuação decisiva na reeleição de Adib Elias em 2004, conquistando uma liderança que a levou em 2006 à Assembléia Legislativa de Goiás, obtendo uma expressiva votação, de 35.476 votos.
Na primeira eleição que disputou, Adriete Elias obteve 35 mil e 476 votos, em sua maior parte resultado do trabalho que desenvolveu no Sudoeste goiano.