Ícone alego digital Ícone alego digital

Misael Oliveira defende uso controlado de amianto crisotila

21 de Maio de 2009 às 17:41

O deputado Misael Oliveira (PDT) promove, na tarde desta quinta-feira, 21, audiência pública em defesa da exploração do uso controlado do amianto crisotila. Entre os convidados que compõem a mesa, estão o deputado federal Carlos Alberto Leréia (PSDB), o presidente da Eternit, Elio Martins, e o diretor geral da Empresa de Mineração Sama, Rubens Rela.

A platéia do Auditório Costa Lima está lotada com a presença de trabalhadores da SAMA, vereadores de Minaçu e autoridades. A SAMA - Sociedade Anônima Mineração de Amianto, instalada no município de Minaçu, ao Norte do Estado, é a única empresa de extração do amianto existente no Brasil atualmente.
 

Segundo Misael Oliveira, o objetivo da audiência é fortalecer o movimento em defesa da exploração do uso controlado do amianto crisotila, já que no Supremo Tribunal Federal (STF) há ações propondo o banimento do produto do País, tendo por argumento a saúde da população.

Em seu pronunciamento durante a audiência, o deputado afirma que estudos mostram que o amianto não faz mal. “Foram feitos investimentos para dotar a Sema de uma estrutura de primeiro mundo. A partir da década de 90 em diante, não houve mais problemas”, frisa o parlamentar. Ele lembra que há o acompanhamento e fiscalização do Ministério da Saúde e do Ministério do Trabalho na mineradora para evitar riscos aos trabalhadores e à cidade.

O deputado afirma ainda que em torno de 150 países no mundo utilizam o produto, entre eles o Canadá e EUA. “Portanto, se houvesse algum risco, com certeza já o teriam banido”, salienta.

Quanto ao uso das fibras sintéticas na fabricação de telhas e outros produtos que utilizam o amianto, Misael Oliveira garante que não se trata de uma opção tão segura, já que o plástico não se desintegra e polui o ambiente.

Também compõem a mesa, a presidente do Instituto Crisotila, Marina Júlia Aquino; o prefeito de Minaçu, Cícero Romão (PSDB); o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Extração de Minerais Não-metálicos de Minaçu, Adelman Araújo Filho; e o presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, deputado Júlio da Retífica (PSDB). Na platéia, as presenças dos deputadas Vanusa Valadares (PSC) e Isaura Lemos (PDT). O Secretário Extraordinário do Governo, Daniel Messac, também estava entre as autoridades presentes. 

 
 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.