Saúde preventiva
Projeto de Lei, já encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), de autoria do deputado Padre Ferreira (PSDB), institui o Programa Estadual de Prevenção da Isquemia Cerebral e Recuperação das Sequelas. O programa tem por objetivo informar os cidadãos sobre as principais causas e sintomas da isquemia cerebral, oferecer os exames laboratoriais e de imagens necessários ao diagnóstico.
O programa também visa oferecer profissionais especializados para aplicar tratamentos emergenciais, para amenizar as sequelas da doença, tratando-as posteriormente com medicação disponibilizada, e ainda empregar treinamento a familiares encarregados dos pacientes.
Padre Ferreira explica que isquemia cerebral é uma forma de acidente vascular cerebral (AVC), conhecido como derrame, que decorre da insuficiência no fluxo sanguíneo em determinada área do cérebro, sendo que em todo o País, o número de internações soma 168,1 mil.
”Esse programa servirá para que a população seja informada sobre as causas e formas de prevenção da isquemia. Os custos para instituir esse programa são insignificantes frente à incapacidade física e mental dos cidadãos, que leva milhares de pessoas à aposentadoria precoce, além dos custos sociais e financeiros que provoca às famílias”, disse o parlamentar.