Festa italiana pode ser incluída no calendário oficial do Estado
Presidente da Assembleia, o deputado Helder Valin (PSDB) apresentou na Casa projeto de Lei que inclui no calendário de eventos oficiais do Estado, o “Festival Gastronômico e Cultural de Nova Veneza”.
O evento é realizado anualmente na primeira semana de maio e revive as tradições dos colonizadores imigrantes italianos que fundaram a cidade, que era anteriormente denominada “Colônia dos Italianos” e hoje, em referência à terra natal de seus fundadores, denominada de Nova Veneza.
A cidade é tida como um pedaço da Itália em Goiás e o festival, que é tema do projeto, foi idealizado com o objetivo de incentivar o resgate cultural e histórico da cidade. Danças e músicas típicas fornecem o ambiente ideal para a apreciação de um cardápio composto por massas, molhos, pizzas e todas as guloseimas que fazem parte da cultura italiana.
Segundo o deputado, a inclusão do evento no calendário oficial do Estado é justificado pela singularidade do mesmo que vêm beneficiando, e muito, o turismo, o empreendedorismo e a economia do município, alavancando o seu crescimento.
A matéria recebeu parecer favorável do deputado pepista Ozair José, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e é aguardada sua apreciação por esta comissão nesta terça-feira, 2.