Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia participa das homenagens à poetisa Cora Coralina

14 de Agosto de 2009 às 12:56
O Parlamento goiano está inserido de forma efetiva nas homenagens pelos 120 anos de nascimento da poetisa Cora Coralina. O presidente Helder Valin e deputados apoiam o evento, que terá ampla programação na cidade de Goiás e será realizado do dia 19 a 23 de agosto. Cora será homenageada pelos Correios com um selo.

A Assembleia Legislativa de Goiás participa das homenagens à poetisa goiana Cora Coralina, organizadas pelo Museu Casa de Cora Coralina que está instalado em sua antiga casa, na cidade de Goiás. O evento, denominado Festival Cora Viva Coralina, acontece do dia 19 ao dia 23 de agosto, na cidade de Goiás.


A participação da Assembleia foi tratada em reunião, no início deste mês, entre o presidente Helder Valin (PSDB), o deputado Mauro Rubem (PT), o secretário de Comunicação da Casa, José Luiz Bittencourt Filho, e o diretor dos Correios, Eugênio Walter P. Montenegro, e sua equipe.


O deputado Mauro Rubem, presidente da Comissão de Direitos Humanos, apresentou propostas para incrementar o evento, dentre elas uma ampla divulgação do Dia Estadual da Poesia, criado por lei de autoria dele, comemorado no dia 20 de agosto. Nesse dia, em 1889, nasceu Cora Coralina.

O parlamentar expôs ainda a intenção de criar uma exposição itinerante com fotos e painéis sobre a vida de Cora Coralina.
"É muito importante divulgar a obra desta grande poetisa brasileira. Assim, estimulamos os jovens a ler, a pensar e a escrever”, ressaltou o deputado. A poetisa também será homenageada pelos Correios com um selo comemorativo, por sugestão de Mauro Rubem.

No dia 20 de agosto, está prevista a divulgação do Dia estadual da Poesia, na Casa Cora Coralina, na cidade de Goiás, durante a celebração de missa na Igreja do Rosário, e o lançamento do selo comemorativo aos 120 anos de nascimento de Cora Coralina.

Obra 
Pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, Cora Coralina nasceu na cidade de Goiás (antiga Vila Boa) em 20 de agosto de 1889, e morreu no dia 10 de abril de 1985, em Goiânia. Doceira de profissão, Cora destacou-se como poetisa  e contista. Lançou publicações como “Estórias da Casa Velha da Ponte”, “Poemas dos Becos de Goiás e estórias mais”, “Meninos Verdes”, “Meu Livro de Cordel”, “O Tesouro da Casa Velha”, “A Moeda de Ouro que o Pato Engoliu” e “Vintém de Cobre”.  

Programação (Cidade de Goiás) 


Dia 19 (quarta-feira)

- 19 horas
Local: Museu Casa de Cora Coralina
Abertura Oficial do Festival Cora Viva Coralina.
Inauguração da exposição permanente do Museu pela Caixa Econômica Federal
Homenagens aos beneméritos e funcionários do Museu.
Lançamento do livro: “Moinho do Tempo – estudo sobre Cora Coralina” - Senac/GO.
Pré-Lançamento do livro: “Cora Coralina: Raízes de Aninha” - Editora Idéias & Letras (SP).
Tributo a Cora: Apresentação musical com: Andréia Teixeira, Antônio Roldão e Reinaldo Reis.    


Dia 20 (quinta-feira)

- 6h30 Alvorada festiva – Banda do 6° BPM  
Local: Centro histórico

- 9 horas
Local: Centro Histórico – Roteiro Poético com os alunos das escolas públicas de Goiás, seguindo o roteiro do Itinerário Cora Coralina, com o arquiteto vilaboense Elder Rocha Lima

- 11 horas e 16 horas
Local: Quintal de Cora.
Apresentação da peça: “Os Meninos Verdes", com o grupo Cia Voar de Teatro de Bonecos, de Brasília.

- 19 horas
Local: Igreja do Rosário – Largo do Rosário.
Missa festiva em ação de graças pelos 120 anos de nascimento de Cora Coralina e 20 anos de criação do Museu. Participação especial do Coral Solo da Cidade de Goiás.
Homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Propositura do Deputado Mauro Rubem.
Lançamento do Selo Comemorativo pelos Correios e Assembleia Legislativa.
Apresentação da Banda do 6° BPM.
Show com o cantor Marcelo Barra.
Partilha do Bolo do Vizinho.


Dia 21 (sexta-feira)

- 9 horas e 14 horas –  continuação do Roteiro Poético

- 12 horas
Local: Restaurantes credenciados da ARPHOS.
Roteiro Gastronômico – pratos inspirados na poesia de Cora.

- 16 horas
Local: Museu Casa de Cora Coralina.
Recital de poemas, apresentação de artistas locais e degustação de doces de Cora.

- 19 horas
Local: Auditório Brasilete Caiado-UEG.
Mesa-Redonda: Dentro e Fora de Cora, a natureza em Coralina.
Palestrantes: Professores Dr. Paulo Paulo Sérgio de Almeida Salles, Clovis Carvalho Britto e Antonio Cláudio Araújo Júnior. Mediadora: professora Marlene Vellasco

- 21 horas
Local: Teatro São Joaquim.
Espetáculo teatral inspirado nos poemas e contos de Cora e Monteiro Lobato, com Grupo Teatro do Inconsciente Flor do Beco, de Brasília.


Dia 22 (sábado)

- 9 horas
Visita guiada ao Museu com apresentação de poemas pelo músico e compositor Daniel Melo.

- 17 horas
Local: Escadaria da Igreja do Rosário - Largo do Rosário.
Desfile de moda e bijouterias – inspirado na obra de Cora - apresentação de poesias e animação com o grupo Raizeros.

- 19 horas
Local: Museu Casa de Cora Coralina
Lançamento oficial do Livro: (fotobiográfico) – “Cora Coralina- Raízes de Aninha” - Editora Idéias & Letras, de Aparecida do Norte (SP).

- 21 horas
Local: Teatro São Joaquim.
Apresentação da Peça Teatral – “Cora Coralina: Coração Encarnado”, com as atrizes Renata Roriz, Rita Elmor e Tereza Seiblitz - direção de Orã Figueiredo.

- 22 horas
Local: Praça de Eventos Show com o cantor Zeca Baleiro e Banda.


Dia 23 (domingo)

Encerramento do Festival Cora Viva Coralina
Local: Teatro São Joaquim.
Apresentações de vídeos sobra Cora e da peça infantil "O Prato Azul Pombinho", com a atriz Tina Lopes, de Ribeirão Preto (SP). 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.