Ícone alego digital Ícone alego digital

Meirelles: a hora certa para fazer o certo

30 de Setembro de 2009 às 11:13
Artigo do deputado Thiago Peixoto (PMDB) publicado no jornal "O Popular", edição de 30.09.2009.

* Thiago Peixoto é economista e deputado estadual (PMDB)


Tenho plena convicção de que só é possível transformar nosso Estado e nosso País por meio da participação política. Sempre me posicionei de forma transparente e sincera. Este tipo de interação marca a ação política em que acredito e que defendo – e que pode transformar a política que temos na política de que precisamos.

Tenho a certeza de que se tivermos mais pessoas dispostas a promover essa mudança, maiores e mais rápidas serão essas transformações. Percebo que este não é um desejo isolado, mas sim uma demanda latente em todos os setores da sociedade.

É com este espírito que reconheço a importância da participação de novos agentes políticos aptos a promover políticas públicas realmente voltadas para os interesses coletivos. É nesta circunstância que o PMDB recebe hoje um filiado que, por onde passou, levou competência e atingiu os objetivos traçados – sejam estes na iniciativa privada ou no setor público.

Refiro-me a Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, um goiano que abdicou de uma carreira de sucesso em uma grande corporação mundial para se dedicar à vida pública – sua chegada fortalece o partido e engrandece a política goiana.

Atente-se para o fato de que ele ainda ocupa um cargo que representa possibilidades de muitos riscos. Lembremos que se num primeiro momento recebeu saraivada de críticas, sete anos depois ele é apontado como um dos maiores responsáveis pelo sucesso econômico brasileiro.

Não navego na calmaria das omissões. Minha travessia carrega as divergências de quem se posiciona. Como economista, já critiquei a política econômica liderada por Meirelles. Avalio que poderíamos ter taxas de juros mais baixas. Mesmo assim, reconheço o seu trabalho. Os resultados positivos estão aí e fazem parte da vida de todos os brasileiros que percebem, no seu dia-a-dia, o crescimento de sua renda. Outro exemplo: nunca tivemos uma taxa de desemprego tão pequena.

Além de reconhecer o seu bom trabalho, cabe ressaltar que nos encontramos na importância que damos à política como instrumento da modernidade e de avanços necessários.

Henrique Meirelles deve dar continuidade a sua trajetória de homem público e para isto é imprescindível sua filiação em um partido político. Alguns se perguntam se é a hora certa para uma opção partidária. Entendo que a hora é sempre certa para fazer o certo. Nesta hora, o certo é entrar no PMDB para continuar o seu trabalho na vida pública.

Filiação concretizada, Meirelles torna-se vítima em potencial de ataques daqueles que, ou convivem mal com o sucesso alheio, ou enxergam a política como um vale-tudo. Porém o mais novo peemedebista não tem interesse em atacar seu oponentes. Tem sim a disposição de atacar os problemas de Goiás e do Brasil.

Muitos também estão curiosos para saber qual cargo ele vai disputar nas próximas eleições. Não importa. Não que para nós esta resposta não seja relevante. É. Mas o que nos interessa agora é inserir este novo filiado na discussão de um projeto para Goiás. A forma como ele atuará dentro do partido e como se relacionará com a sociedade responderá a qual mandato eletivo Meirelles concorrerá.

Como um grande partido, o PMDB tem divergências. Somos um partido democrático e sabemos conviver com diferentes opiniões. E sempre caminhamos juntos nos grandes embates.

É este partido que dará sustentação a Meirelles durante sua vida pública. É com este goiano que vamos dividir nossa militância, nossa história de lutas e nossa capacidade de realização.

Em contrapartida, esperamos dele sua dedicação para construir um futuro juntos.


Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.