Eventos marcam o Dia Internacional da Mulher na Assembleia Legislativa
Vários eventos vão marcar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, na Assembleia Legislativa. O inicío das atividades em homenagem às mulheres será às 9 horas da segunda-feira, 8, com a realização de uma missa com a participação do deputado Frei Valdair (PTB) e do padre Ronaldo Manuel da Silva. O evento será promovido pela Diretoria de Recursos Humanos da Casa.
Segundo a diretora de Recursos Humanos, Jacqueline Nasiazene, os dois saguões da Casa serão decorados especialmente para a data. “Precisamos destacar esta data tão importante do nosso calendário.” A diretora ainda confirmou a realização do 2º Fórum da Mulher Parlamentar, no dia 15, e a programação será divulgada dentro dos próximos dias.
Para segunda-feira, 8, também foi confirmada a realização de sessão especial em homenagem às mulheres pelo seu dia, às 20 horas, no Plenário Getulino Artiaga, por iniciativa da deputada Isaura Lemos (PDT). Cada parlamentar indicará dois nomes de mulheres que receberão a Comenda Berenice Teixeira Artiaga durante a solenidade.
Berenice Teixeira Artiaga foi a primeira mulher a se eleger deputada estadual no Brasil, em 1950. Por conta da tradição política, Berenice Artiaga é hoje nome de uma homenagem concedida anualmente pela Assembleia Legislativa às mulheres que se destacam no Estado.
História
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos na cidade norte-americana de Nova York, fizeram uma grande greve para reivindicar melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.
Em 1975, a data foi adotada pelas Nações Unidas para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo.