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Consultor mostra importância do marketing político

12 de Maio de 2010 às 13:12
Palestra sobre “Marketing Político” ministrada pelo jornalista Gustavo Fleury deu continuidade na manhã desta quarta-feira, 12, no Auditório Costa Lima, ao seminário "Eleições 2010: Entendendo as Regras do Jogo". O evento é uma promoção da Escola do Legislativo, em parceria com a Diretoria de Recursos Humanos da Casa.

A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quarta-feira, 12, no Auditório Costa Lima, à palestra sobre “Marketing Político”, ministrada pelo jornalista, consultor político e ex-assessor de imprensa no Congresso Nacional, Gustavo Fleury. A palestra deu continuidade ao seminário "Eleições 2010: Entendendo as Regras do Jogo", inicioado nesta terça-feira, 11, e que termina hoje às 18 horas. O evento é uma promoção da Escola do Legislativo, em parceria com a Diretoria de Recursos Humanos da Casa.

Fleury abordou, além de conceitos, tópicos como o uso de televisão, rádio e impresso durante as eleições, pesquisas eleitorais, planejamento de campanha e estratégias de comícios e telemarketing. Os convidados foram orientados a como agir na prática, com sugestões e dicas. “O marketing político é uma vertente, uma ciência que se deve utilizar não só em campanhas, como também em gestões de governos”, disse Fleury.

Planejamento

Durante o seminário, o jornalista destacou a atenção que se deve dar ao estudo do “mercado”, pois assim como um produto deve atender às necessidades de um público alvo, o político deve ter conhecimento de seu eleitorado, as suas necessidades e anseios. “Toda atividade deve ser dirigida para a satisfação das necessidades e desejos do cliente”, salientou.

Fleury alertou que marketing não é só propaganda e sim uma ação de mercado. “Não devemos nos atentar em fazer jingles e santinhos. Isto pode até ser feito, porém, é o resultado final de um trabalho de diagnóstico e planejamento”, disse o palestrante.

O jornalista destacou, ainda, que existem três diferentes tipos de marketing político. São eles o marketing eleitoral, no qual são desenvolvidas ações para quem não tem mandato ou deseja se reeleger; o pós-eleitoral que visa um trabalho para quem já tem mandato e deseja realizar a manutenção ou ampliação do poder, também chamado de governança; e o partidário cujo objetivo é trabalhar a imagem, organização e comunicação dos partidos políticos.

Segundo Fleury, para a formação de uma boa imagem do candidato, é fundamental a utilização de meios que alimentem o candidato de informações, que possam ser utilizadas na elaboração de um plano de campanha. “A imagem de um candidato inicia-se na pesquisa, que identifica as demandas da sociedade, colaborando para uma ação eleitoral que será levada à analise da sociedade e seus formadores de opinião, através de determinados meios de comunicação. Todo esse processo resulta em um produto final chamado imagem do candidato”, afirmou.

O jornalista destacou quatro imagens de um candidato. O “pai”, que cuida das pessoas, tem forte presença social, assistencialista e que ajuda sua comunidade (exemplo Getúlio Vargas); o líder-charme, que conquista as pessoas pelo charme, inteligência, simpatia, discurso e desempenho (exemplo Juscelino Kubitscheck e Barak Obama); o herói, que é aquele que se apresenta como o solucionador de todos os problemas (exemplo Fernando Collor); e o homem simples, que é aquele que nasce das massas para comandá-las, conhece a pobreza porque já foi pobre e identifica-se com o povo (exemplos Lula e Marina Silva).

Mídias

Dentre os principais meios que contribuem para o desenvolvimento do marketing político, de acordo com Fleury, a televisão vem como a mais influente de todas as mídias, fazendo parte da sociedade, influenciando e sendo influenciada. “Esta importância faz com que diversos aspectos sejam observados para o uso desta mídia. Tom de voz, expressão do rosto, palavras, dentre diversos outros aspectos, são fatores que merecem muita atenção para que pequenos deslizes não comprometam toda uma estratégia de campanha.”

O jornalista destacou também a importância de mídias como o rádio, que é de fácil entendimento, abrangente e de baixo custo; e a internet com as suas diversas ferramentas disponíveis.

O palestrante

Gustavo Fleury tem formação especializada em marketing político eleitoral e pós-eleitoral. Atuou profissionalmente na TV Globo, Jornal Gazeta de São Paulo e Rádio Cultura, além de colaborar em diversos sites de notícias. Desde os 11 anos de idade tem participado de campanhas eleitorais municipais, estaduais e nacionais de partidos como PT, DEM, PP, PV, PTB, entre outros.

Autor do  livro “Eleições 2008. O Brasil e o Efeito Obama”, é também professor e palestrante. Realiza trabalhos de consultoria com uma equipe de outros profissionais das áreas de TV, rádio, internet, media training, pesquisa e ciência política.

Programação final

Durante a tarde o seminário prossegue com a palestra “Estratégias Eleitorais” que também será ministrada pelo jornalista Gustavo Fleury.

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