Em Goiás, apenas um município (Hidrolândia) utilizará urna biométrica
No próximo dia 3 de outubro, eleitores de 60 municípios, localizados em 19 Estados brasileiros, votarão através do novo sistema de urna biométrica. A medida, implantada em algumas cidades em caráter experimental, será posteriormente estendida a todas as cidades do País, a partir das eleições de 2012.
Hidrolândia é o único município goiano contemplado com a nova tecnologia. Distante de Goiânia, 34 km, Hidrolândia possui 11.260 eleitores, distribuídos em 46 seções. Na simulação da eleição por urna biométrica, realizada em 21 de agosto últimos, alguns problemas foram detectados, mas o TRE garantiu a correção dos mesmos até o próximo dia 3.
A nova tecnologia permite a identificação do eleitor por meio de impressão digital, acelerando o processo de votação e apuração dos resultados do pleito. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o uso de urnas biométricas irá diminuir os riscos de fraude durante a votação.
Em Goiás
Eleitores de 60 cidades brasileiras utilizarão o novo sistema de identificação biométrica nas eleições de 2010. Os eleitores dos municípios contemplados já registraram previamente suas respectivas digitais e fotos, escaneados e armazenados em servidores do sistema.
No momento da votação, um programa desenvolvido especialmente para este fim compara os dados armazenados pelo sistema biométrico com a impressão digital do eleitor, permitindo seu reconhecimento através de leitura óptica.
Problemas e Soluções
Durante a realização dos testes, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou alguns problemas no sistema, principalmente ligados a dificuldades de leitura de impressões digitais de alguns eleitores, quando se encontram bastante apagadas.Nesses casos, o presidente da respectiva seção poderá digitar um código, liberando a urna para que o eleitor vote, mesmo que sua impressão digital no seja reconhecida pelo sistema.Nas eleições deste ano, a Justiça Eleitoral utilizará urnas com leitor biométrico - que identificam o eleitor através da impressão digital - em 60 municípios de 23 Estados, totalizando mais de 1 milhão de eleitores cadastrados no novo sistema.No dia da votação, após a apresentação dos documentos, o eleitor será reconhecido por meio de sua impressão digital.
A tecnologia biométrica é usada desde 2008, em algumas cidades, em caráter experimental. A possibilidade de um eleitor autêntico ser negado pelo sistema biométrico é real, embora muito rara. Mas pode acontecer quando houver escamações severas na palma da mão.
Caso ocorra situações desse tipo, os mesários terão outros recursos para fazer valer o voto do eleitor: a confirmação pela foto, pelos dados constantes no título eleitoral ou outros procedimentos previstos na lei.
Em 2008, três cidades implantaram a urna biométrica: Colorado do Oeste em Rondônia; Fátima do Sul, Mato Grosso do Sul e São João Batista, em Santa Catarina. Já para as eleições de 2010, mais 57 cidades tiveram o sistema implantado. Confira quais são estes município:
Acre
Bujari
Assis BrasilAlagoas
Rio Largo
Barra de Santo Antônio
Branquinha
Chã Preta
Igaci
Jaramataia
Poço das Trincheiras
Quebrangulo
São Miguel dos Milagres
Coité do Nóia
Marimbondo
Amapá
Ferreira GomesBahia
Pojuca
Ceará
Eusébio
Espírito Santo
Viana
Castelo
Goiás
Hidrolândia
Maranhão
Paço do Lumiar
Raposa
Minas Gerais
São João del-Rei
Pará de Minas
Curvelo
Ponte NovaPará
Capanema
Paraíba
Pedras de Fogo
Cabedelo
Pernambuco
Ilha de Itamaracá
Itapissuma
Rio Formoso
Tamandaré
Piauí
Piracuruca
Piripiri
Paraná
Balsa NovaRio de Janeiro
Búzios
Rio Grande do Norte
Macau
Guamaré
Caraúbas
Alexandria
Pedro Avelino
Pilões
João Dias
São José de Mipibu
Nísia Floresta
São Fernando
Timbaúba dos BatistasRio Grande do Sul
Canoas
Sergipe
Barra dos CoqueirosSão Paulo
Nuporanga
Tocantins
Pedro Afonso
Alvorada
Bom Jesus do Tocantins
Rio Sono
Talismã
Santa Maria do Tocantins
Figueiropólis