Joaquim de Castro
Ex-prefeito de Jussara e ex-presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), o deputado eleito Joaquim de Castro (PPS) promete desfraldar a bandeira do municipalismo na Assembleia Legislativa, a partir de 1º de fevereiro de 2011. "Meu objetivo é representar o interior do Estado e, especialmente, os interesses dos municípios", enfatiza. Castro será um dos novatos na Assembleia na próxima Legislatura.
Nascido em Fazenda Nova, Goiás, em 26 de setembro de 1958, o parlamentar é filho de José Alves de Castro e Maria Rosária de Jesus Castro. Casado com Maria Amélia Coelho de Souza Castro, tem dois filhos, Carolina Coelho e José Renato. Advogado e pecuarista, formou-se em Direito, em 1982, pela Faculdade Anhanguera.
Joaquim tem representatividade nos municípios de Jussara, Goiânia, Novo Brasil, Iporá, Santa Fé de Goiás, Cidade de Goiás, Itapirapuã e Fazenda Nova. O deputado eleito promete dar prioridade no atendimento às reivindicações da região Oeste, também conhecida como Mato Grosso Goiano, e afirma que já tem pronto o esboço de seu primeiro projeto a ser apresentado na Assembleia. Trata-se da criação de um fundo especial para o desenvolvimento da região Oeste, sua principal base eleitoral.
"O Mato Grosso Goiano foi esquecido nos últimos quatro anos pelo Governo de Alcides Rodrigues (PP), assim, precisamos fomentar o seu desenvolvimento integrado e de forma sustentável", argumenta Joaquim de Castro, lembrando que o projeto resgata também o compromisso com a cidade de Jussara, onde foi prefeito por duas vezes, além de Novo Brasil, Iporá, Santa Fé, Cidade de Goiás, Itapirapuã e Fazenda Nova, municípios onde foi bem votado.
No campo político, Joaquim de Castro iniciou carreira como militante do PSDB, tendo ligações políticas com os ex-governadores Henrique Santillo e Marconi Perillo. Em 2000, elegeu-se prefeito de Jussara com 5.017 votos e foi reeleito quatro anos depois com 8.430 votos, quando seu irmão, José Fabiano, conseguiu o primeiro mandato para a Prefeitura de Novo Brasil, município vizinho de Jussara.
Em 2007, elegeu-se presidente da AGM, quando recebeu a Medalha do Mérito Anhanguera, a maior honraria do Governo de Goiás, além da Medalha Tiradentes, em comemoração aos 150 anos da Polícia Militar. Em setembro de 2009, filiou-se ao PPS para disputar vaga na Assembleia Legislativa. No dia 3 de outubro, saiu vitorioso com 24.516 votos, sendo 7.479 obtidos na cidade de Jussara.