Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputados de todo o país debatem fortalecimento do Legislativo

19 de Maio de 2025 às 18:30
Crédito: Will Rosa
Deputados de todo o país debatem fortalecimento do Legislativo
Reunião ordinária da Unale e do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas

O Parlamento goiano recebeu, nesta segunda-feira, 19, a quarta reunião ordinária da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade que representa os deputados estaduais e promove o debate e o intercâmbio de práticas legislativas. Antes do encontro, presidentes de assembleias legislativas e membros da Unale foram homenageados em sessão solene, no Plenário Iris Rezende, com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta honraria concedida pelo Legislativo estadual. 

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) movimentou a tarde desta segunda-feira, 19, no Parlamento goiano. Em um primeiro momento, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) condecorou membros da entidade com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira durante sessão solene proposta pelo presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB). Logo em seguida, ainda no Plenário Iris Rezende, a Unale realizou sua quarta reunião ordinária.  

Na solenidade, 30 deputados estaduais de diferentes regiões do país receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta condecoração concedida pelo Legislativo goiano. O objetivo foi reconhecer o trabalho desempenhado pelas lideranças legislativas estaduais na promoção do fortalecimento institucional e na defesa dos interesses do Parlamento brasileiro. 

Durante o seu discurso, no início da cerimônia, Bruno Peixoto exibiu um vídeo institucional sobre as principais ações desenvolvidas pela atual Legislatura da Alego em benefício da população goiana. O parlamentar destacou especialmente os avanços alcançados por meio de “uma gestão moderna, eficiente e comprometida com o desenvolvimento do estado”. 

Além disso, destacou a importância da atuação conjunta entre os legislativos estaduais e ressaltou o papel da Unale como articuladora de políticas públicas e boas práticas parlamentares. Peixoto é presidente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil da entidade. 

Reunião ordinária

Assim que a solenidade de homenagens se encerrou, ainda no Plenário Iris Rezende, teve início a quarta reunião ordinária da Unale. Em pronunciamento de boas-vindas em nome da Alego, Coronel Adailton apontou o intercâmbio de conhecimento entre parlamentares de todo o Brasil como o principal legado do encontro. Ademais, expressou sua satisfação em receber os colegas em Goiás e afirmou que as portas estão abertas tanto para o momento de trabalho quanto para os de lazer. 

Conforme elencado pela presidente da Unale, deputada Tia Ju (Republicanos-RJ), a reunião começou com a apresentação da agenda da entidade para o segundo semestre de 2025, a qual será marcada por ações como a instalação da Frente Interestadual de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente (Fecriança); a reforma do estatuto da entidade e o desenvolvimento de seu aplicativo. Estiveram em pauta também, por exemplo, a participação da Unale no Fórum Pan American Freedom, em Orlando, nos Estados Unidos, e no XIII Fórum de Lisboa, em Portugal. 

O presidente do Conselho Fiscal da Unale, deputado estadual por Minas Gerais Alencar da Silveira Jr. (PDT), aproveitou o encontro para solicitar que o colegiado encaminhe uma carta ao Congresso Nacional e ao Executivo Federal para que sejam tomadas providências contra o crescimento do mercado de apostas digitais, conhecidas popularmente como bets. Segundo ele, o país vive uma “pandemia do jogo” e a situação está “destruindo a vida de muitos”. O pedido foi acatado por unanimidade e, com isso, a Unale dará seguimento ao pedido.

Durante a reunião, os deputados Wellington do Curso (Novo), representante do Maranhão; Sérgio Aguiar (PSB) e Stuart Castro (Avante), ambos do Ceará, e Eduardo Carneiro (Solidariedade), da Paraíba, pediram a palavra e subiram à tribuna para repercutir o mérito da união entre os legislativos e agradecer pela homenagem recebida da Alego. 

Após esgotamento da pauta, a reunião foi encerrada pela presidente da Unale e ficou definido, por meio de votação, que o próximo encontro será sediado em Minas Gerais. 

Honraria 

Primeiro homenageado a fazer uso da palavra, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e secretário-geral do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas, Tadeu Leite (MDB), agradeceu a honraria recebida, ressaltou o simbolismo do momento e elogiou a condução da Casa do Povo goiano.  “Servir à pátria é metade do dever. Servir à humanidade é a outra metade. A medalha que recebemos hoje reflete essa missão e evidencia o compromisso do Parlamento goiano com o bem comum em todas as suas dimensões”, pontuou.

Presidente da Unale, a deputada Tia Ju foi a primeira a receber a condecoração e discursou em nome de todos os agraciados. Em sua fala, elogiou a firmeza do presidente da Alego e do Colegiado de Presidentes da Unale, Bruno Peixoto, que se posicionou contra o enfraquecimento dos legislativos estaduais. 

Em um apelo à união, ela relembrou a trajetória de 29 anos da entidade e enfatizou que as ameaças sempre se originaram de agentes externos, e não de seus próprios membros. Ao concluir, Tia Ju convocou os colegas ao fortalecimento e resistência diante dos ataques com a renovação do compromisso com os legislativos estaduais de todo o Brasil. 

Da tribuna, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Romeu Aldigueri (PSB), também agradeceu pelo reconhecimento e falou sobre a relevância da troca de experiências entre os legislativos estaduais. Aldigueri elogiou a trajetória de Pedro Ludovico Teixeira, fundador de Goiânia e personalidade que dá nome à medalha. “Que seu legado nos inspire a construir pontes, melhorar a vida da população, especialmente dos mais humildes”, declarou.

Além das autoridades já mencionadas, a mesa diretiva foi composta pelo primeiro-secretário da Alego e secretário de Goiás na Unale, deputado Coronel Adailton (Solidariedade); e pelos presidentes de assembleias legislativas: deputada Ivana Bastos (PSD-BA), deputado Adriano Galdino (Republicanos-PB), deputado Severo Eulálio (MDB-PI), deputado Alex Redano (Republicanos-RO) e o deputado Amélio Cayres (Republicanos-TO).  

Durante a cerimônia, o deputado estadual da Paraíba Cicinho Lima (PL), que é cantor e compositor, fez uma apresentação musical no estilo típico de seu estado. Também estiveram presentes na solenidade autoridades civis, eclesiásticas e deputados estaduais de diversos estados.

União Nacional

A Unale, fundada em 1996, tem como missão representar os legisladores estaduais, promover o intercâmbio de boas práticas legislativas, debater políticas públicas e fortalecer o federalismo brasileiro. Ao longo de sua trajetória, tem sido protagonista em discussões que envolvem temas de relevância nacional, atuando como ponte entre os parlamentos estaduais, o Congresso Nacional e o Governo Federal.

Mas não só: no cenário internacional, importantes parcerias já foram firmadas com o Legislativo estrangeiro. A ideia é proporcionar a troca de experiência em diversos segmentos sociais, por meio da promoção de campanhas de saúde, seminários, debates e discussões.

A agenda dos membros da Unale em Goiânia também incluiu um almoço com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), e uma visita às dependências do Palácio Maguito Vilela. A troca de experiências foi apontada como a marca da programação. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.