Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto de Reforma Administrativa divide opiniões de deputados e sindicalistas

13 de Janeiro de 2011 às 17:51

A audiência publica, realizada no auditório Costa Lima desde as 15h30 desta quinta-feira, 13, para discussão do projeto de Reforma Administrativa do Governo, suscitou ampla discussão entre os presentes.

Compunham a mesa, juntamente com o deputado Mauro Rubem (PT), que solicitou a realização da audiência, o presidente da Casa, deputado Helder Valin (PSDB); o relator do projeto, deputado Padre Ferreira (PSDB); o presidente das Indústrias Químicas de Goiás (Iquego), Olier Alves; o secretário de Gestão e Planejamento do Estado, Giuseppe Vecci; o presidente do Detran, Edivaldo Cardoso.

Também estiveram presentes, dentre outros, os deputados Ernesto Roller (PP), Isaura Lemos (PDT), Luis Cesar Bueno (PT); concursados das áreas da Saúde, do Corpo de Bombeiros e auditores do Ipasgo; o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-Ifes), José Pires; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás (Sindsaúde), Fátima Veloso.

Privatizações

Mauro Rubem iniciou a sessão, levantando a questão da privatização da Central de Abastecimento do Estado de Goiás, Ceasa, que permanceu no texto artigo nº 31 do projeto do Governo. "Esta é uma matéria que propõe profundas alterações. A decisão de tratar uma matéria de tamanha importância em sessões extraordinárias é equivocada. No meu entendimento, a matéria deveria ser discutida a partir do dia 15 de fevereiro", defendeu.

Iquego


Mauro Rubem também criticou a possibilidade de privatização da Iquego, aventada pela proposta do Governo. Segundo o petista, o relatório do deputado Padre Ferreira, que modifica alguns aspectos do projeto de Reforma Administrativa, toma a Iquego como uma empresa alienável. "A Iquego é inalienável, e também foi criada através de investimentos de capital do Governo. Além disso, o terreno onde se encontra instalada pertence ao município de Goiânia", defendeu.

Justificando a proposta, o presidente da Iquego, Olier Alves, acrescentou que a Iquego, empresa goiana tradicional criada em 1962 durante o governo Mauro Borges, se encontra hoje em uma situação extremamente delicada. "Marconi nos incumbiu de fazer um levantamento das condições atuais da Iquego, e o fato é que a empresa encontra-se em situação de inadimplência total", avaliou.

"A Iquego deve 67 milhões de reais", acrescentou. "Deste montante, 34 milhões de reais são apenas relativos a dívidas tributárias. Para que a Iquego possa voltar a funcionar, serão necessários aproximadamente 10 milhões de reais, somente para que a empresa possa obter a Certidão Negativa de Tributos, condição necessária para que a empresa possa voltar a adquirir matérias-primas e comercializar a produção. O que está sendo discutido na proposta de Reforma Administrativa, portanto, é apenas uma dentre as possíveis alternativas", defendeu.

Subindo à tribuna, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás (Sindsaúde), Fátima Veloso, atacou a proposta. "Não podemos entender que um patrimônio tão precioso como a Iquego chegue a este ponto. Ao nosso ver, esta decisão é prematura. É precipitado realizar uma convocação a toque-de-caixa. A discussão sobre o assunto, portanto, não é suficiente para liquidar ou privatizar a Iquego", disse.

Já o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-Ifes), José Pires, disse que o sindicato que representa vê com preocupação a discussão da privatização de serviços do Estado. "Até há pouco tempo, o Governo Federal conseguiu reverter o processo de privatização de estatais, e a melhora tem sido significativa. Além disso, a nova presidente da República, Dilma Rousseff, afirmou que irá priorizar a consolidação do Sistema Único de Saúde no País. Assim, questiono qual tem sido o esforço do Governo de Goiás no sentido de procurar soluções para o caso da Iquego, porque, aliado ao SUS, o trabalho da Iquego terá uma importância maior no contexto do novo Governo", argumentou.

Exoneraçõe
s

Em seguida, a deputada Isaura Lemos (PDT) elogiou a convocação de sessões extraordinárias para discussão da matéria, ao mesmo tempo em que censurou o que considera uma precipitação da nova administração. "Não podemos começar o novo Governo metendo os pés pelas mãos. E a Reforma Administrativa é exatamente isso. Não compreendo como o novo Governo pode propor tantas mudanças de conteúdo de gestão, antes de realizar uma discussão mais ampla junto a cada um dos seguimentos da sociedade que afirma representar", criticou.

Isaura também atacou a extinção de contratos temporários relativos à área da Saúde. "Se a Saúde e a Educação do Estado não nomearem os concursados, como então poderemos suprir a carência de profissionais nessas áreas? Os temporários serão afastados sem distinção. Defendo, portanto, uma agenda de discussão. Cada tópico do projeto merece uma Audiência Pública em particular", concluiu.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.