Apresentação da Orquestra Sinfônica marca início da Terça Cultural
O início das atividades do projeto Terça Cultural deste semestre foi marcada com a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG). O recital foi realizado às 14h30, no saguão da Assembleia Legislativa, antes e após a sessão ordinária de abertura dos trabalhos.
O grupo formado por 90 músicos apresentou cinco peças, entre elas: Balada Goiana, tema do filme Superman, Aquarela do Brasil, tango de Carlos Gardel e Odeon, sendo três antes da primeira sessão de instalação da 17ª Legislatura, e as outras duas músicas às 16 horas. O evento também contou com a apresentação do casal de alunos de balé clássico do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França: Nathalia Nascimento e Wagner Guereira.
“A valorização dos talentos locais por meio do momento cultural disponibilizado pela Assembleia é uma oportunidade importante para os músicos e o público que estiveram presentes”, afirmou o maestro Eliseu Ferreira.
Orquestra Jovem
Fundada em 2001, a OSJG tem oferecido de forma sistemática o aprendizado da música sinfônica e das habilidades específicas da profissão de músico orquestral. A orquestra é composta por alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e Escola de Arte Veiga Valle, em um total de 150 membros.
Sob a direção do maestro Eliseu Ferreira, desde 2002 as atividades da OSJG têm sido desenvolvidas regularmente, em uma trajetória ascendente de crescimento artístico e institucional. Foi realizado um grande número de concertos em Goiânia e sua Região Metropolitana, além do Distrito Federal.
Em seus espetáculos, a orquestra tem se associado a artistas de renome nacional e internacional, como os maestros Emílio de César e Mark Cedel, a pianista Lucia Barrenechea e os violinistas Luciano Pontes, Ivan Quintana e Martin Tuksa.
O grupo recebe o apoio do programa Bolsa Orquestra, criado pelo Governo de Goiás, através da Secretaria da Educação, no ano de 2005.