Projeto propõe acompanhante no caso de internação de pessoas com diabetes
Tramita na Assembleia Legislativa o projeto de lei de número 696 de autoria da deputada Sônia Chaves (PSDB), que dispõe sobre a presença de acompanhante nos casos de internação de pessoas com diabetes nos hospitais, postos de saúde e estabelecimentos congêneres de saúde do Estado de Goiás.
De acordo com a propositura, os estabelecimentos de saúde do Estado, públicos ou privados, deverão proporcionar condições para a permanência, em tempo integral, de um parente direto ou responsável, nos casos de internação de pessoas com diabetes que fazem uso continuado de insulina.
Segundo o artigo 3°, em caso de necessidade médica poderá o estabelecimento vedar temporariamente a permanência do acompanhante, devendo neste caso, o médico responsável, registrar no prontuário do paciente. No caso do descumprimento da lei, a parte infratora estará sujeita a pagar a multa diária no valor de R$ 100,00 até que cesse a infração.
”Relatos médicos indicam que a presença de acompanhantes acelera o processo de recuperação, minimiza o número de internações e reduz as intercorrências, concorrendo assim para a melhoria da qualidade de vida dos diabéticos”, afirmou a parlamentar.