Ícone alego digital Ícone alego digital

Pesquisadora faz apelo para divulgação do Estatuto do Portador de Câncer

01 de Março de 2011 às 09:54

Em sua palestra na audiência pública que discute o Estatuto do Portador de Câncer, a pesquisadora Renata Soares, da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), fez inicialmente um histórico das ações empreendidas desde 2008 que redundaram na aprovação da lei específica na Assembleia Legislativa. Ela fez um apelo a todos os segmentos da saúde no Estado para que providenciem cópias do Estatuto do Portador de Câncer, a fim de divulgá-lo. 

Renata Soares lembrou do edital de fomento idealizado pela ACCG, que falava da necessidade de ter um deputado estadual para levar adiante a ideia do Estatuto do Portador de Câncer. Lembrou que chegou ao deputado Helio de Sousa (DEM) por intermédio do então senador Marconi Perillo (PSDB), e ao ex-deputado Wagner Guimarães (PMDB), por voluntários da própria Associação. Ela ressaltou o trabalho de Juliana Castro, coordenadora de pesquisa da ACCG. 

A pesquisadora fez um breve comentário dos 19 artigos do Estatuto do Portador de Câncer com vistas a facilitar o debate com ouvintes dispostos a fazer sugestões para o avanço da lei, que foi publicada no dia 14 de dezembro de 2010.

Renata Soares falou do seu otimismo com o deputado Helio de Sousa e com o suplente de deputado federal Wagner Guimarães, que deverá assumir vaga na Câmara dos Deputados e, principalmente, com o governador Marconi Perillo.

“Estamos felizes com o respaldo político obtido pela ACCG, por isso estamos confiantes de que o Estatuto do Portador de Câncer terá o devido encaminhamento em nível federal”, enfatizou a pesquisadora da Associação, concluindo que com essa nova lei os portadores de câncer ganham novo alento para o tratamento. “O que antes era um decreto de morte, hoje já representa cerca de 90% de possibilidade de cura.”

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.