Sessão para mulher
As deputadas Isaura Lemos (PDT) e Sônia Chaves (PSDB) apresentaram requerimento com a finalidade de que a sessão ordinária do dia 14 de março seja transformada em sessão especial, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, que, neste ano, caiu no feriado de Carnaval.
As parlamentares afirmaram que a data é tradicionalmente comemorada pela Casa, com a representação de todas as mulheres goianas, rememorando fatos tristes daquelas que sofreram e foram mortas defendendo suas causas.
“As brasileiras têm muito a comemorar, por terem representantes na Presidência da República, ministérios, parlamentos e em outros cargos de relevância que decidem o destino do País”, argumentaram.
Cada um dos 41 parlamentares indicarão duas mulheres que se destacaram por relevantes serviços prestados à sociedade, para serem agraciadas com a Comenda Berenice Artiaga.
Berenice Teixeira Artiaga foi a primeira mulher a se eleger deputada estadual no Brasil, em 1951, na 2ª Legislatura da Assembleia goiana. Por conta da tradição política que fez dela a primeira parlamentar estadual do País, Berenice Artiaga é hoje nome de uma comenda concedida anualmente pela Assembleia Legislativa às mulheres que se destacam no Estado.