Atlético 74 anos
A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta sexta-feira, 1º de abril, sessão solene em homenagem aos 74 anos de fundação do Atlético Clube Goianiense (ACG). A iniciativa foi do deputado Bruno Peixoto (PMDB).
Compuseram a mesa da solenidade, no exercício da presidência, o deputado Lívio Luciano (PMDB), o secretário estadual de Cidadania e Trabalho e representante do governador Marconi Perillo (PSDB), Henrique Arantes (PTB) e o deputado federal e presidente do Atlético Clube, Valdivino de Oliveira (PSDB).
Ainda participam da mesa a secretária municipal de Assistência Social e representante do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), Célia Valadão; o representante da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Elias Vaz (PSOL); o procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Benedito Torres Neto; e o representante do senador Demóstenes Torres (DEM), o assessor parlamentar Adelcino José de Figueiredo.
Bruno Peixoto destacou na ocasião que a homenagem prestada é um ato de reconhecimento a relevante participação de certas pessoas na construção da história do Clube. O parlamentar lembrou também o passado do ACG que, segundo ele, possui uma linda história e vem, a cada dia, ganhando mais admiradores. “O Atlético Clube Goianiense merece o nosso reconhecimento pelo esforço e dedicação de cada membro da diretoria, de cada atleta, de cada torcedor, que juntos colaboram para o crescimento do Clube”, disse.
Placa de Reconhecimento
Durante a sessão, após passar às mãos do deputado federal e presidente do Atlético Clube, Valdivino de Oliveira, um título de reconhecimento pelas ações em prol do clube de futebol, o deputado procedeu a entrega da placa de reconhecimento aos demais homenageados com a honraria. Foram eles:
Alessandra Barcelos
Anailson Brito Noleto
Anderson Eleutério Cardoso
Beto Brasil
Célia Maria da Silva Valadão
Cláudio Dias de Abreu
Claussio dos Santos Dimas
Derlan Rodrigues Vieira
Gustavo Gedda Carneiro
Jairo Lima de Araújo
Joice Basílio Teles Ûrzeda
José Dias Carneiro
Legrionário Bittencourt de Assunção
Leonardo Gonçalves Bariani
Luiz André Vaz Carneiro
Meire Lúcio Guimarães Rodrigues
Ney Raymundo Fernandes
Olivaldo José Moreira
Paulo Cesar de Oliveira
Ranor de Araújo
Sebastião José da Silva
Valdivino José de Oliveira
Valdivino de Oliveira, após receber a honraria, agradeceu a homenagem, lembrou as dificuldades para administrar um clube de futebol e destacou alguns nomes que foram importantes para a reconstrução do clube. "Apesar das dificuldades, o Atlético de hoje é maior do que o de ontem; e o de amanhã será maior ainda. O nosso Clube está entre os dez com melhor estrutura, e este crescimento é fruto de uma diretoria coesa e de um grupo apaixonado, que logo em breve terá condições de conquistar grandes títulos e estar entre os maiores times brasileiros", contou.
Medalhas do Mérito Legislativo
Encerrada a entrega das placas de reconhecimento, o presidente em exercício, deputado Lívio Luciano, pediu a Bruno Peixoto que continuasse a sessão de homenagens com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
Na ocasião foram homenageados com a honraria:
Adson José Batista
Albertino Marcos da Silva
Alcides Ribeiro Filho
Álvaro de Melo
Anderson Eleutério Cardoso
Antônio Bady Bariani
Antonio Claret Tomazett
Benedito Torres Neto - Procurador-geral do Ministério Público
Cesmar Moura de Oliveira
Davi Freitas Figueiró
Elias Vaz de Andrade
Eliswaldo de Azevedo Machado
Ely da Cruz
Expedito Stival Sobrinho
Getulio Resende de Magalhães Júnior
Guterman Gercilio de Assunção
Henrique Paulista Arantes
Jean Michel Ottoni Ávila
Joao Dias Milhomens Júnior
Leonardo Mariano Reis
Lindomar de Paula Queiroz
Luiz Alberto Rassi
Márcio Luiz Silva Lopes Santos Souza
Marco Antonio Caldas
Mariosan Inácio Felipe
Maurício Borges Sampaio
Mauro Sérgio Batista
Nataniel de Sena Soares
Osvaldo Pereira de Aguiar Neto
Paulo Henrique Rodrigues Silva
Ricardo Antonio Pereira
Ricardo Silveira Duarte
Rivalino de Moura Rodrigues
Sebastião Peixoto Moura
Sergio Teodoro da Cruz
Silas Rocha Machado
Urbano Lamartine de Souza
Virginia Valeria de Fernandes Santana
O procurador–geral de Justiça do Estado de Goiás, Benedito Torres Neto, homenageado com a Medalha do Mérito Pedro Ludovico Teixeira, subiu à tribuna para discursar em nome dos demais homenageados da solenidade. Benedito Torres afirmou que é uma honra fazer parte de uma agremiação que representa a história da cidade de Goiânia e do futebol. “O futebol possui uma natureza saudável e agregadora, adjetivos essenciais deste ou de qualquer outro esporte."
Ao final da sessão, quebrando o protocolo, o deputado Helio de Sousa (DEM) pediu a palavra para parabenizar e saudar o Clube. "As cores do Atlético devem ser respeitadas", disse o parlamentar.
História
Fundado em 2 de abril de 1937, com raízes no bairro de Campinas, e tendo um dragão como mascote, o Atlético é o pioneiro no futebol de Goiânia e foi a primeira equipe a conquistar um título estadual, em 1944.
Por escolha da maioria dos fundadores, o uniforme tem as cores vermelha e preta, inspirados no Flamengo, e o escudo segue os moldes do São Paulo. Participaram da fundação do Atlético, os irmãos Nicanor Gordo – primeiro presidente do conselho deliberativo -, Alberto Alves Gordo e Afonso Gordo, Edson Hermano, primeiro goleiro do clube, João de Brito Guimarães, João Batista Gonçalves, Ondomar Sarti, Benjamim Roriz, entre outros.
O primeiro presidente foi Antônio Accioly, descrito por atleticanos que o conheceram como um homem que vivia pelo Atlético. Foi ele quem conseguiu o terreno para a construção do estádio do clube que leva o seu nome. Era conhecido por resolver todos os problemas do clube, principalmente os financeiros.