Ícone alego digital Ícone alego digital

Luis Cesar Bueno comemora aprovação de projeto sobre turismo rural

04 de Abril de 2011 às 08:31

Líder da bancada do PT, o deputado Luis Cesar Bueno (PT) comemora a aprovação do projeto de lei de sua autoria, que cria em Goiás a política de fomento ao turismo rural. Aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), com parecer favorável do ex-deputado Wagner Guimarães (PMDB), a matéria segue para votação em Plenário.

O objetivo da política é incentivar parcerias entre o Poder Público, entidades privadas, organizações não governamentais, instituições de ensino e científicas, órgãos e instituições públicas nacionais e internacionais; além de resgatar e preservar os valores culturais e históricos do Estado, e valorizar a atividade agropecuária e seus serviços, em harmonia com o meio ambiente.

Luis Cesar Bueno argumenta que o turismo rural é atividade relativamente nova, em Goiás e no Brasil. Sua regulamentação ainda carece de instrumentos adequados, fato que tem prejudicado o seu desenvolvimento, gerando dificuldades para aqueles que pretendem dedicar-se à atividade, face à falta de devido amparo legal.

Segundo o parlamentar, o turismo rural raramente é atividade autossustentável. "É uma complementação de renda para fazendeiros que decidem aproveitar a beleza do sítio onde se localiza sua propriedade e acolher os habitantes das cidades próximas que buscam um passeio aprazível ou o conhecimento e a experiência da vida campestre", explicou o deputado.

Para se tornar lei, a matéria precisa ser ainda votada e aprovada em dois turnos em Plenário e, posteriormente, receber a sanção do Governador do Estado. A deputada Isaura Lemos (PDT) também apresentou projeto de lei que busca beneficiar a juventude rural.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.