Ícone alego digital Ícone alego digital

Doutor Joaquim apresenta à Mesa alterações no Coíndice

05 de Abril de 2011 às 16:16
O deputado Doutor Joaquim (PPS) apresentou à Mesa Diretora, na sessão ordinária desta terça-feira, 5, projeto de lei que faz alterações na composição do Conselho Deliberativo dos Índices de Participação dos Municípios (Coíndice/ICMS). Depois de ser publicada e lida em Plenário, a matéria será encaminhada à apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa.

De acordo com o projeto de lei proposto pelo parlamentar, a composição do Conselho será alterada, passando a contar com dois representantes da Secretaria da Fazenda, o secretário, que seria o presidente do Coíndice, e o superintendente de Administração Tributária, para ocupar a cadeira de vice-presidente. Outro titular que passaria a integrar o Conselho é o procurador-geral do Estado.

Ainda, o número de prefeitos e de seus suplentes, de acordo com o texto, subiria de três para sete, sendo quatro indicados pela Associação Goiana de Municípios (AGM) e três pela Frente de Mobilização Municipalista (FMN).

O Coíndice passa a ter uma Secretaria Executiva, integrante da estrutura organizacional da Secretaria da Fazenda, cuja estruturação, atuação e competência serão definidas em Regimento Interno aprovado pelo Conselho e referendadas por ato do Chefe do Poder Executivo, sendo que o seu titular, que será indicado pelos membros do Coíndice, em cada mandato, fará jus à Função Comissionada (FC) de Assessor Assistente II, Símbolo FCA - 2.

Conforme fixa a propositura, os suplentes serão convocados para todas as reuniões e assumirão, em cada reunião, se o titular não comparecer até o início dos trabalhos, ou na ocorrência de qualquer impedimento ou suspeição.

As decisões oriundas do Conselho e os eventuais recursos interpostos visando às suas alterações e/ou modificações obrigatoriamente deverão ser postados, integralmente, em sítio eletrônico na Rede Mundial de Computadores, com acesso facilitado a todos.

Segundo dispõe a proposta, a Secretaria Executiva do Conselho tomará todas as providências necessárias ao cumprimento desta determinação, imediatamente à decisão tomada ao ingresso do recurso, sob pena de responsabilidade.

"Apresentamos este projeto de lei para garantir mais justiça no julgamento dos recursos e transparência na atuação do Coíndice", justificou o parlamentar durante a sessão plenária. Segundo ele, os prefeitos municipais têm reclamado sobre as decisões tomadas pelo Conselho quando da fixação dos índices de participação dos municípios na distribuição do ICMS, e isso vem levantando dúvidas a respeito da lisura e acerto na participação de cada um, gerando incontáveis recursos e manuseio de petições judiciais.

“Visando uma participação maior dos prefeitos municipais, cujos municípios que representam são os destinatários do ICMS a que delibera o Conselho, nada mais justo que a participação destes seja cada vez maior, buscando mais discussão, mais transparência e, principalmente, mais qualidade”, explicou.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.