Mau uso de agrotóxicos precisa de solução urgente, diz deputado
O deputado Mauro Rubem (PT) fez uma avaliação positiva dos resultados da audiência pública que promoveu na manhã desta quinta-feira, no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa, para debater a campanha mundial contra os agrotóxicos. "Conseguimos subsídios valiosos para elaboração de leis que venham, sobretudo, melhorar a divulgação dos malefícios do uso de agrotóxicos na produção de alimentos."
Mauro Rubem enfatizou que o objetivo da audiência pública foi atingido. "Constatamos que precisamos nos preocupar mais com esse modelo de utilização de agrotóxicos, que faz do nosso país o campeão em consumo de veneno. Têm alguns produtos que são investigados, como verduras e pepino, que tem 80% de contaminação com agrotóxicos. É algo muito sério, por isso precisamos encontrar soluções urgentes para essa questão."
A proposta de elaboração de uma cartilha, alertando a população para o consumo de produtos com alto teor de agrotóxicos, foi considerada uma ideia que pode ser executada.
O deputado adiantou que vai discutir com os órgãos interessados a publicação dessa cartilha. Mas adiantou que vai buscar criar leis para que essa divulgação chegue à sociedade. "É uma questão de vida, de saúde, porque o uso indiscriminado de agrotóxico causa doenças terríveis, como o câncer, inclusive aborto, por isso vamos agir com rapidez para encontrar uma solução para ela."