Trânsito violento
A violência no trânsito custa ao Brasil, por ano, R$ 22 bilhões. São mais de 1 milhão de acidentes que acontecem anualmente no País, envolvendo mais de 30 mil pessoas que vieram a óbito. Em Goiás, como em todo o Brasil, a situação é preocupante.
Para discutir esse assunto, o programa Opinião, da TV Assembleia, gravado na manhã desta quarta-feira, 4, teve a participação do deputado Valcenôr Braz (PTB) e do delegado titular da Delegacia Especializada em Investigações de Crimes de Trânsito de Goiânia (DICT), Manoel Borges, sob a mediação da jornalista Patrícia Lee.
O delegado destacou o panorama alarmante em Goiás. "O Estado está acima da média nacional quando se trata da violência no trânsito. Só no ano passado, foram mais de 1.400 mortes, apenas em Goiânia. Esse número recordista mostra a necessidade de todos os órgãos se unirem para enfrentar essa guerra que perdemos todos os dias", disse.
Projeto
O deputado Valcenôr Braz comentou sobre o projeto de sua autoria, que propõe que a disciplina "Educação para o Trânsito" seja obrigatória no currículo das escolas de ensino fundamental e médio. "O objetivo é criar uma nova mentalidade para a nova geração que enfrentará o trânsito. Hoje, o condutor passa apenas por algumas semanas de aula para tirar a CNH e isso é pouco, porque a realidade é outra e preocupante. É preciso mais instrução e conhecimento", explicou.
Segundo a proposta do parlamentar, os temas abordados na disciplina seriam: sinalização, transporte legal e ilegal, condições de transportes com pessoas e cargas, direitos e deveres no trânsito e meio ambiente.
Solução
Para Manoel Borges, dentre as medidas para solucionar os problemas no trânsito e, consequentemente, a violência, está a priorização do transporte coletivo. "De todos os estudos que fiz nesses dois últimos meses, todos os especialistas na área são unânimes na ideia de criar corredores exclusivos para os ônibus e que não há outra saída que não seja a priorização do transporte coletivo."
O delegado ainda explicou que a Delegacia, da qual é titular, busca hoje uma nova postura de trabalho. "Queremos uma mudança voltada também para a prevenção. Estamos articulando junto às Universidades Federal, Estadual e PUC para estudar o problema. É preciso uma abordagem científica", completou.
Valcenôr Braz foi otimista quanto ao trânsito da Capital e acrescentou que a solução depende da população em geral. "Acredito, sim, que o trânsito de Goiânia tem solução. Para isso, precisamos entender que o problema não é só do motorista em si, como de toda a população, incluindo também o pedestre. O trabalho de repressão que acontece hoje deve continuar juntamente com as campanhas preventivas, até que uma nova cultura surja", ressaltou.
Outros assuntos também foram abordados durante o debate, como a participação das autoescolas na formação dos condutores, os resultados da Lei Seca e a proposta do jurista Luiz Flávio Gomes, que obriga motoristas que beberam e causaram mortes em acidentes a usar pulseira eletrônica.
A exibição do debate será nesta quarta-feira, a partir das 19 horas, no canal 8 da NET e pelo site da Assembleia, com reprises em horários alternativos da programação.