Ícone alego digital Ícone alego digital

Tem início solenidade sobre direitos da pessoa idosa

15 de Junho de 2011 às 09:51

Acaba de ter início no Auditório Costa Lima da Assembleia, a cerimônia de assinatura do Pacto com o Grupo Gestor dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da Casa, presidida pelo deputado Mauro Rubem (PT); da Rede de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Goiânia, desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO); e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Vários órgãos municipais e estaduais também estão envolvidos nesta parceria, dentre eles o Conselho Estadual do Idoso.

Mauro Rubem disse que é momento de atentar para a questão tendo em vista que a população está envelhecendo e na mesma medida em que cresce o número de idosos, cresce os casos de violência e violação dos direitos destes cidadãos.

“Precisamos desenvolver a consciência. Vivemos um momento turbulento, em que muitos valores estão invertidos, e por conta disso presenciamos cada vez mais violações dos direitos e violência contra idosos, muitas das vezes partindo da própria família. Portanto temos que trabalhar no sentido de prevenir, evitar e conscientizar a sociedade para essa questão”, disse o parlamentar.

O deputado defendeu ainda o aprimoramento e ampliação da rede de atendimento a pessoa idosa, principalmente em setores como o transporte, sistemas financeiros, filas de atendimento, entre outros. “Este trabalho é fundamental. Queremos investigar, por exemplo, a situação do transporte público em Goiânia e tomar as medidas necessárias nessa questão, pois é um segmento que na medida em que amplia o lucro diminui a qualidade dos serviços prestados.”

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.