Ícone alego digital Ícone alego digital

Lixo radioativo

11 de Julho de 2011 às 16:26
Projeto de Misael Oliveira proíbe transferência de resíduos radiológicos de outros Estado para Abadia de Goiás.

A transferência de novos resíduos radiológicos para o Parque Telma Ortegal, em Abadia de Goiás, poderá ser proibida, caso a Assembleia aprove projeto de lei do deputado Misael Oliveira (PDT).

No início do mês, ele apresentou, em Plenário, a proposta que restringe a ampliação dos resíduos radiológicos no local onde estão depositados os rejeitos do acidente com o césio 137.

O texto legal determina que o depósito deve ser exclusivamente utilizado para armazenar os rejeitos radioativos remanescentes do acidente ocorrido em Goiânia, em setembro de 1987, a partir de uma cápsula contendo o isótopo césio 137. De acordo com Misael Oliveira, não há justificativa para Goiás abrigar lixo de outros Estados.

"Se o referido depósito viesse a servir para abrigar rejeitos ou lixos radioativos de outras unidades da Federação e mesmo municípios, isso se constituiria na penalização das comunidades supramencionadas", avaliou Misael.

Recentemente, foi cogitada a possibilidade de os rejeitos radioativos das usinas de Angra 1 e 2, no Rio de Janeiro, serem transferidos para Abadia de Goiás.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.