Projeto que veda a participação de torcidas em eventos esportivos tramita na CCJ
Alguns projetos parlamentares apresentandos no primeiro semestre não foram apreciados antes do recesso parlamentar. Tão logo os deputados retornem às atividades plenárias na próxima segunda-feira, 1º de agosto, encontrarão vários projetos já tramitando nas Comissões Técnicas. Entre estes está proposta do deputado Carlos Antônio (PSC), que apresentou em Plenário no dia 6 de maio, projeto de lei que propõe vedar a participação de torcidas organizadas em eventos esportivos em todo o Estado.
O projeto veda ainda a entrada de torcidas uniformizadas e o porte de sinalizadores, rojões, foguetes ou artefatos que contenham pólvora, ou qualquer tipo de arma branca, além de bandeiras, camisas ou outras vestimentas que façam alusão ao nome da torcida organizada.
Carlos Antônio afirmou que o objetivo principal da proposta é combater a violência nas quadras e ginásios e, principalmente, nos estádios de futebol, de modo que os eventos esportivos possam ser frequentados com tranquilidade.
No dia 10 de maio a Assembleia promoveu audiência pública para debater o tema "Extinção das torcidas organizadas". A iniciativa foi do parlamentar e autor do projeto de lei.
O deputado disse não ser contra a presença de torcidas nos estádios e sim da existência de um grupo que promove o caos nos jogos de futebol. "Nosso debate é para que esses grupos não sejam um bando, mas apenas uma torcida."
O projeto tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Casa de Leis e deve ser apreciado no retorno às atividades após o recesso legislativo.