Morhan tem apoio de Wagner Siqueira para reintegrar pessoas atingidas pela hanseníase
O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) tem o apoio do deputado Wagner Siqueira (PMDB) na luta para conseguir indenização para os filhos dos portadores dessa doença. Em Goiás, o Morhan iniciou trabalho específico junto aos internos da Colônia Santa Marta. Dentro de instantes será realizada Audiência Pública para debater essa questão. O evento será realizado no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa.
Entre os convidados para o debate, já chegaram o coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio Sousa, que é do Conselho Nacional de Saúde,e o ex-deputado estadual Carlos Luz, superintendente de gerenciamento das Unidades Assistenciais de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.
Em entrevista a Agência Assembleia de Notícias, Artur Custódio disse que o Morhan já fez esse mesmo debate nas Assembleias Legislativas do Acre, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo. “Estamos na quinta edição desse debate, e devido aos resultados positivos obtidos pretendemos estender a todas as Assembléias Legislativas do País”, frisou. Segundo ele, estima-se em 40 mil filhos de casais portadores de hanseníase no Brasil que sofreram segregação e estão aptos a receber a indenização, de acordo com legislação federal em vigor.
“Em Goiás, com o apoio do deputado Wagner Siqueira, que pertence a um partido da base do governo federal, vamos conseguir bons resultados”, acredita o coordenador nacional da Morhan. Artur Custódio lembrou que o Brasil foi o segundo país a aprovar uma lei em que reconhece o erro cometido no passado, quando o governo tirava das mães portadoras de hanseníase os filhos recém nascidos. No Japão, Custódio disse que o governo abortava esse tipo de feto.
Carlos Luz também falou à reportagem da Agência Assembleia de Notícias e informou que o governo estadual está disposto a colaborar da melhor forma possível com essa causa do Morhan. “Vamos participar atentamente do debate e, assim, com certeza saberemos de que maneira poderemos ser parceiros nessa luta tão nobre.”