Conselhos Tutelares
A Comissão da Criança e Adolescente realizou na tarde desta sexta-feira, 19, audiência pública em Senador Canedo para discutir a situação dos Conselhos Tutelares da Região Metropolitana de Goiânia. Entre as reivindicações dos conselheiros tutelares, está a melhoria da infraestrutura para funcionamento dos Conselhos, o que inclui a aquisição de veículos e o aparelhamento das sedes.
Na abertura do evento, que teve lugar no Plenário Vereador José Cavalheiro dos Santos, da Câmara Municipal de Senador Canedo, o presidente da Comissão da Criança e Adolescente, deputado Carlos Antônio (PSC), disse que o objetivo das audiências públicas em todo o Estado é mapear as reivindicações dos Conselhos Tutelares, como está atuação dos mesmos nos municípios e averiguar a necessidade de intervenção da Comissão para aproximá-los do Poder Executivo municipal.
Segundo o parlamentar, outro objetivo das audiências é levantar qual é o maior número de ocorrências contra os direitos dos menores para que se possa facilitar e melhorar o atendimento desses casos. Ele explicou que esse levantamento será feito através de questionários durante as audiências públicas. Esclareceu ainda que a pauta de cada debate será definida pelos conselheiros tutelares das regionais.
Carlos Antônio informou ainda que no dia 18 novembro, que é o Dia do Conselheiro Tutelar, haverá um encontro estadual de Conselhos Tutelares que vai discutir as necessidades dos conselhos e encontrar soluções. “Recebemos muitas denúncias de falta de estrutura para o funcionamento dos Conselhos Tutelares. Muitos prefeitos entendem que o Conselho é despesa e não investimento, e nós queremos exatamente mudar esse panorama no Estado de Goiás”, disse.
Participaram da audiência pública, vereadores e representantes dos Conselhos Tutelares dos municípios que compõem a Região Metropolitana da Capital. São eles: Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Araçu, Aragoiânia, Avelinópolis, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campestre de Goiás, Caturaí, Damolândia, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás, Trindade e Varjão.
Cronograma de audiências públicas
- 1º de setembro, em Anápolis, às 16 horas;
- 15 de setembro, em São Luís do Norte, às 16 horas;
- 29 de setembro, em Morrinhos, às 16 horas;
- 22 de setembro, em Planaltina de Goiás, às 10 horas;
- 06 de outubro, em Rio Verde, às 16 horas.