Alunos na Assembleia
O deputado Helio de Sousa (DEM) recepcionou na manhã desta terça-feira, 23, na Assembleia Legislativa, alunos do 5º ano da Escola Municipal Branca de Neve, de Nova Iguaçu de Goiás. A visita fez parte do projeto Estudantes na Assembleia, promovido pelo Centro de Cultura e Intercâmbio (CCI) e Escola do Legislativo da Casa.
Além do parlamentar e alguns professores da instituição, acompanharam os alunos o secretário de Desenvolvimento Regional do Norte Goiano e ex-deputado estadual Júlio Sérgio de Melo, o Júlio da Retífica; e o prefeito de Nova Iguaçu de Goiás, Adelino Serra Alves (PR).
Na visita, os estudantes puderam conhecer as estruturas da Casa, como o Plenário, e tiraram suas dúvidas e curiosidades sobre tramitação de projetos. “É uma oportunidade de dar aos jovens um sentimento de cidadania, entendendo que podem e devem participar da vida política. Além de conhecerem o funcionamento do Poder Legislativo e como representamos os municípios junto ao Governo do Estado”, explicou Helio de Sousa.
Júlio da Retífica esclareceu que a iniciativa da visita partiu dos professores e dos próprios alunos. Ele enalteceu a participação ativa dos visitantes. “Eles já trouxeram perguntas pertinentes, que, inclusive, muitos adultos não teriam condição de formular.”
O secretário se referiu, por exemplo, ao aluno Eduardo Araújo Barreto, de 10 anos, que questionou se há projetos em andamento que beneficiam Nova Iguaçu de Goiás. “Responderam que tem sim, como a construção da escola e de ruas. Eu acho que o mais importante é terminar de construir a escola, porque sem estudo nós não somos nada na vida”, disse Eduardo.
Os alunos da Escola Municipal Branca de Neve foram orientados em sala de aula pelo professor Mateus José Mendes sobre o funcionamento dos Poderes Executivo e Legislativo no âmbito municipal e estadual. “Desenvolvemos um projeto para transformá-los em cidadãos melhores do que nós e para crescerem mais preparados. Eles estudaram os assuntos em sala de aula, entrevistaram os vereadores sobre suas funções e visitaram a Câmara Municipal e o gabinete do prefeito.”
O prefeito Adelino Serra reforçou a necessidade de proporcionar conhecimento aos jovens. “Traz a possibilidade de a criança despertar um interesse pela política, além de aprenderem a cobrar mais dos seus representantes”.
A programação na Capital inclui ainda, visitas ao estádio Serra Dourada, o Palácio das Esmeraldas e o Centro Administrativo.