Presidente da Comissão de Organização dos Municípios destaca trabalho do IBGE
Por iniciativa do Centro de Cultura e Intercâmbio (CCI) da Assembleia Legislativa, em parceria com a Comissão de Organização dos Municípios, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza exposição histórica do censo na Assembleia Legislativa.
A mostra teve início na manhã desta terça-feira, 6, no saguão da Casa. A supervisora estadual de disseminação de informações do IBGE (SDI/GO), Marília Tardaya Grande explanou sobre a ação. “O IBGE lançou o censo para que todos conhecessem os dados e características das populações em todo o País.”
Criado em 1936, o IBGE realizou o primeiro censo em 1940 e, desde então, o vem fazendo a cada dez anos. Dessa forma, teve início uma regularidade censitária desejada pelo Brasil desde o período do Império e que seguia pela Primeira República.
De questionários impressos passou aos questionários eletrônicos e atualmente são usadas modernas e avançadas máquinas de coleta portáteis. Com esses pequenos equipamentos em mãos, milhares de recenseadores, os entrevistadores do censo, visitam milhões de domicílios brasileiros e aplicam as perguntas.
“O IBGE está cada vez mais afinado às necessidades de estatísticas que permitam uma orientação a políticas públicas adequadas a nossa realidade, além da visibilidade e respeito no contexto mundial”, destacou Marília.
No debate
Para o presidente da Comissão de Organização dos Municípios, deputado Luis Cesar Bueno (PT), a exposição do censo na Assembleia é importante porque coloca o Poder Legislativo no centro do debate sobre a importância e necessidade do censo.
“O IBGE realiza análises territoriais e populacionais do País que são imprescindíveis para o estudo e aplicação de políticas públicas específicas. A Comissão é procurada por muitos prefeitos e lideranças municipais para identificar dados específicos dos municípios”, pontua o parlamentar.
Luis Cesar informou ainda que está previsto para outubro a realização de um seminário cujo tema será Censo e Distribuição de Renda. “Vamos realizar esse seminário para discutir a importância do censo e da distribuição de renda e o IBGE é fundamental nesse quesito.”
O evento, que faz parte do projeto Terça Cultural do CCI, teve nício nesta terça-feira, 6, e prossegue até sexta-feira, 9. Amostra está disponível no saguão interno da Casa das 8 às 18 horas.
A apresentação conta com oito banners:
- "Censos do IBGE: o retrato do nosso Brasil" - Pequeno histórico da criação do IBGE e suas atribuições.
- "Quantos somos? O Censo Nacional vai contar para você" - Censo de 1940, 1º Recenseamento realizado pelo IBGE.
- "Quantos somos? Informa o Censo" - 1950 O Censo conta o que mudou no país e as inovações tecnológicas utilizadas.
- "Em 1º de setembro, o IBGE vai contar você" - O censo de 1960 e a utilização do "cérebro eletrônico" o computador Univac.
- "Realidade de hoje, perspectiva do amanhã" - A novidade do Censo de 1970 coincidir com ano de copa do Mundo.
- "O país que a gente conta" - No Censo de 1980, muitas inovações tecnológicas e a primeira vez que um Papa vem ao Brasil, João de Deus.
- "O Brasil vai ficar com a sua cara" - O Censo de 1991 inova com a descentralização da apuração, com os questionários sendo digitalizados nos Estados.
- "Abra as portas para um Brasil melhor" - Censo 2000, maior informatização e os dados divulgados no site do IBGE.