Agenda Legislativa da Indústria Goiana 2011 é tema do Programa Opinião
O Programa Opinião da Tv Assembleia gravado na manhã desta sexta-feira 16, recebeu as participações do deputado José Vitti (PRTB), e do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves de Oliveira, o tema em questão foi a Agenda Legislativa da Indústria Goiana 2011, que foi lançada nesta semana.
A Agenda é um documento elaborado em um contexto de cooperação e parceria entre a Federação e a Assembleia Legislativa. Na edição 2011, destaca-se a preocupação dos segmentos produtivos goianos com projetos de lei referentes às áreas tributária e ambiental.
O documento seleciona os projetos de lei mais relevantes, sobre os quais as lideranças empresariais se posicionam para apoiar, aperfeiçoar e complementar, sobretudo aqueles cuja essência se refere a benefícios para as atividades econômicas e ao contexto social.
O presidente da Fieg destacou o objetivo principal da parceria. “Nosso objetivo é de contribuir para que os parlamentares tenham melhor discernimento para deliberar projetos que realmente atendam às necessidades do povo goiano”, afirma.
Pedro lembra que, na avaliação do trabalho parlamentar, são levados em conta princípios básicos que orientam as linhas de raciocínio e análise. “A Assembleia Legislativa é a Casa de Leis, é a Casa que representa a população, então, nada melhor que interagir com o Poder Legislativo, não no sentido de interceptar ou questionar, mas no sentido de contribuir efetivamente para que os deputados possam tomar decisões que atendam as necessidades da população.”
A Agenda Legislativa da Indústria Goiana conta com 35 projetos de diferentes deputados e partidos, versando sobre: assuntos econômicos, assuntos tributários, infraestrutura, meio ambiente, assuntos institucionais, relações do trabalho, ciência e tecnologia, e relações de consumo.
De acordo com o disposto na Agenda, a Fieg pode apresentar posições divergentes, convergentes ou convergentes com ressalva. Na agenda 2011 constam 20 posições divergentes e 15 convergentes.
O presidente da Comissão de Minas e Energia e presidente do Sindicato das Indústrias de Calcário e Cal do Estado de Goiás, deputado José Vitti.
“A Agenda é de fundamental importância para o desenvolvimento do nosso Estado. Essa interlocução entre Assembleia Legislativa e Fieg proporciona ao parlamentar uma interlocução direta não só com os anseios da indústria, mas sim com os anseios da população”, pontua.
No Programa os participantes abordaram alguns projetos que constam na agenda e o posicionamento da Fieg a respeito. Para conferir na íntegra será exibido nesta sexta-feira 16, às 19 horas no canal 8 da NET e pelo site.