Ícone alego digital Ícone alego digital

Piscicultura em debate

03 de Outubro de 2011 às 16:39
Audiência pública discute nesta terça-feira, 4, a situação da piscicultura no Estado. A proposta é do deputado Helio de Sousa.

Por propositura do deputado Helio de Sousa (DEM), a Assembleia Legislativa realiza, na manhã desta terça-feira, 4, às 9 horas, no Auditório Solon Amaral, audiência pública para discutir a piscicultura no Estado de Goiás. A audiência, que já é segunda promovida pelo parlamentar, debaterá principalmente sobre a redução de ICMS na comercialização de peixes, jacarés, rãs e camarões de água doce criados em cativeiro.

Estão com presença confirmada para este debate, o membro da Comissão de Agricultura da Faeg e proprietário da empresa Cardume – Consultoria, Treinamento e Projetos em Aquicultura, Ilce Santos de Oliveira; o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Buriti Alegre, Alessandro Naves da Fonseca; os piscicultores Marcelo Guimarães e Dalmo Campos; o gerente de aquicultura e pesca da Seagro, Abrahão Sardinho Barroso; e o proprietário do Frigorífico Goiás Industrial, Carlos Antônio Pinto de Almeida.

Projeto

O projeto de lei nº 2.495/11, que dispõe sobre a isenção do ICMS na comercialização de peixes, jacarés, rãs e camarões de água doce criados em cativeiro, está em tramitação na Assembleia Legislativa. Segundo o autor, deputado Helio de Sousa, a intenção é de que as operações internas e relativas à comercialização e industrialização desses animais, frescos, resfriados ou congelados, bem como de suas carnes e partes in natura, utilizadas na alimentação humana, fiquem isentas do imposto.

O parlamentar justificou que essa isenção tem como objetivo estimular os produtores. “A piscicultura é uma atividade rentável, mas seu desenvolvimento ainda está aquém em nosso Estado, devido a vários fatores, como o alto preço da ração, falta de mercado interno e de frigoríficos. Criar peixe não depende de grandes mananciais. Pequenas propriedades também podem ajudar a desenvolver o Estado nessa área. Algo precisa ser feito, e é o que se propõe através deste projeto de isenção do ICMS”, explicou Helio de Sousa.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.