Ícone alego digital Ícone alego digital

Grupo técnico de agronegócio manifesta preocupação com a Emater

17 de Outubro de 2011 às 12:25

Durante a 6ª reunião do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira, 17, seus representantes manifestaram a preocupação em reestruturar a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária do Estado de Goiás (Emater).

Estiveram presentes, além do presidente da Emater, Luiz Humberto Guimarães e do secretário da Comissão, Jocelino Antônio Laranjeiras Neto; os representantes dos seguintes órgãos: Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg); Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa); e das secretarias de Ciência e Tecnologia (Sectec) e de Gestão de Planejamento (Segplan).

Os presentes fizeram questionamentos e expuseram suas opiniões ao presidente da Emater. Segundo eles, a preocupação principal se refere à extensão rural e à assistência técnica aos produtores rurais.

Luiz Humberto esclareceu que, inicialmente, a Emater objetiva organizar sua estrutura física e de pessoal. “Vamos funcionar com o que ela tem hoje. Estão sendo adquiridos novos veículos e equipamentos de informática e estão sendo contratados novos técnicos. Tudo para desenvolver um bom trabalho. Funcionando bem, vamos partir para o próximo passo e começar a trabalhar com metas”, disse o presidente.

A Emater apresenta atualmente 14 regionais. Mas, segundo Luiz Humberto a intenção é de expandir para 18, o que traria mais economia na logística da Agência. Além disso, há projetos para realizar dez visitas de campo ao mês, por cada escritório regional.

“A maioria das demandas dos produtores nas regionais estão sendo atendidas. A maior reclamação é de assentados rurais da reforma agrária e não dos agricultores familiares. Apesar dessa responsabilidade ser do Incra eles procuram a Emater. E esses assentados tem razão, porque estão passando fome e isso é muito preocupante”, completou o presidente da Agência.

A reunião aconteceu na Sala de Videoconferência da Assembleia.

GTT

O Grupo Técnico de Trabalho (GTT) da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo foi criado em 21 de junho de 2011, com a função de realizar um diagnóstico das necessidades relativas à agricultura e demais assuntos correlatos em todo o Estado de Goiás.

Compõem o Grupo um representante de 15 órgãos públicos e entidades do setor agropecuário: Assembleia Legislativa; Agência Goiana de Desenvolvimento Regional (AGDR); Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa); Ceasa; Emater; Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg); Faeg; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg); Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg); Instituto Nacional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Ineaa); Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA); Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO); Segplan; Sectec e a Secretaria da Agricultura (Seagro).  

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.